Astronomia no ensino fundamental: um estudo de caso no interior do estado do Pará

Autores

  • Bruno Medeiros Quaresma Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
  • Clenes dos Santos Ribeiro Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
  • Rafael Costa Araújo Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
  • Andréa de Lima Ferreira Novais Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
  • Maria Liduina Chagas Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
  • Luiz Moreira Gomes Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
  • Fernanda Carla Lima Ferreira Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.074813

Palavras-chave:

Ciências, Ensino, Discente

Resumo

As atuais estruturas do ensino fundamental trazem, na disciplina de ciências, conceitos importantes de Astronomia, o que proporciona um trabalho integrado à outras disciplinas, mas desconexo e difuso, como vemos na pesquisa realizada junto ao 6º e 9º ano do fundamental anos finais. Foi realizado uma avaliação dos materiais didáticos disponíveis, bem como da prática docente em sala de aula. Então, buscando encontrar soluções para a compreensão dos conceitos e abordagem da Astronomia, o objetivo deste trabalho foi identificar juntos aos discentes as suas análises e dificuldade quanto a esse conhecimento. A metodologia foi um questionário sobre seus conhecimentos prévios, suas dificuldades e interesses pela Astronomia. Os resultados foram satisfatórios, indicando que há uma necessidade de sincronia e continuidade ao longo das séries para que haja um maior interesse e alicerce dos conteúdos, além de uma metodologia eficiente no ensino, o que carece de materiais e espaços apropriados, assim como formação continuada dos professores e alteração curricular na inserção dos conteúdos de Astronomia no decorrer dos anos do ensino de ciências.

Downloads

Publicado

2019-08-09

Como Citar

Quaresma, B. M., Ribeiro, C. dos S., Araújo, R. C., Novais, A. de L. F., Chagas, M. L., Gomes, L. M., & Ferreira, F. C. L. (2019). Astronomia no ensino fundamental: um estudo de caso no interior do estado do Pará. Scientia Plena, 15(7). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.074813

Edição

Seção

V Encontro de Física do Entorno do Bico do Papagaio

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2