v. 18 n. 8 (2022): Agosto/August 2022

II Semana Acadêmica de Física Integrada com o Mestrado de Física e Áreas Correlatas

Editora: Maria Liduina das Chagas

Publicado: 2022-09-01

2 Semana Acadêmica de Física Integrada com Mestrado de Física e Áreas Correlatas

  • A Teoria das Inteligências Múltiplas no processo de ensino e aprendizagem e a atividade criativa

    Gleyson Miranda de Souza, Camila Maria Sitko
    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.084801
  • Estudo inicial da aplicação de Redes Neurais Artificiais para a previsão de padrões de fluxo em escoamento multifásico

    Jair Rodrigues Neyra, Thiago Rafael da Silva Moura
    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.084802
  • Caminhadas aleatórias com perfil de memória κ-exponencial: uma primeira medição dos regimes difusivos

    Andrew Nunes de Barros Reis, Antônio Adrielson dos Santos Carvalho, Alessandra Brito Leal, Thiago Rafael da Silva Moura
    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.084803
  • Um modelo estocástico como estratégia de sobrevivência de uma população infectada

    Rafael Santos da Costa, Thiago Rafael da Silva Moura
    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.084804
  • O Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física e a formação continuada de professores: ação formativa promovida em Sergipe

    Ana Figueiredo Maia, Antônio Carlos de Oliveira, Cochiran Pereira dos Santos, Edigênia Ferreira Santos, Felipe Estêves Moura, Gerson Cortês Duarte-Filho, Jéssica Pereira Santos, Magna Coeli Soares Rodrigues, Marcelo Andrade Macedo, Márcia Regina Pereira Attie, Rogério Machado, Samuel Rodrigues de Oliveira Neto, Tiago Nery Ribeiro, Genesis Alves Santos, Edson Nascimento Teles
    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.084805
  • Newton e os Dinossauros: uma proposta de aplicação da paleontologia no ensino das Leis de Newton

    Lucas Freitas Calheiros, Ana Figueiredo Maia
    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.084806
  • Ensino de Física usando situações-problema sobre uso de radiações ionizantes para o diagnóstico do câncer de mama

    Laelia Campos, Geane Santana Batista de Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.084807
  • Como determinar a altura das crateras lunares em uma atividade de aprendizagem investigativa

    Miqueline Aragão Silva, Walter Prado de Carvalho Neto, Sergio Scarano Jr
    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.084808
  • Aprendizagem interdisciplinar da Astronomia e da Física por meio da bandeira brasileira: considerando habilidades e competências da BNCC

    Edigênia Ferreira Santos, Sergio Scarano Jr
    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.084809
  • A paralaxe como tema agregador interdisciplinar e a bússola como recurso motivador na aprendizagem ativa da Física

    Magna Coeli Soares Rodrigues, Sergio Scarano Jr
    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.084810
  • Um modelo de passeios aleatórios para qualificar ecolalias

    Thiago Rafael da Silva Moura
    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.084811
  • Identificação de cores e comprimentos de onda da luz proveniente de monitores e telas de TVs usando um espectrógrafo caseiro

    Jessica Pereira Santos, Sergio Scarano Jr
    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.084812
  • Textos de divulgação científica no ensino de física: a opinião de professores da educação básica

    Jonan de Oliveira Santos, Divanizia Nascimento Souza
    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.084813
  • Determinando a espessura de um fio através da difração da luz

    Wallyson Nascimento da Silva, Cláudia Adriana da Silva, Danilo da Silva Olivier
    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.084814
  • Análise forense do smartwatch Samsung Galaxy Watch Active 2

    Idelvandro José de Miranda Fonseca, Ronaldo Zampolo
    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.084815
  • Uma proposta de UEPS para o ensino de densidade e pressão no ensino médio

    Eduardo Conceição Fortaleza, Tiago Nery Ribeiro
    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.084816
  • Radiações solares do tipo ultravioleta e fotoproteção: uma sequência didática para abordagem em física no ensino médio

    Antônio Carlos de Oliveira, Cochiran Pereira dos Santos, Divanizia do Nascimento Souza
    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.084817
  • Electrodynamics: Um aplicativo em linguagem Visual Basic for Applications voltado para o ensino de Eletrodinâmica no ensino médio

    Luiz Moreira Gomes Jr., Fernanda Carla Lima Ferreira, Luiz Moreira Gomes
    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.084818