Atividades experimentais com arduino abordando fundamentos da cinemática, termometria e eletrodinâmica na escola estadual de ensino médio Dr. Gabriel Sales Pimenta em Marabá (PA)

José Gidauto dos Santos Lima Júnior, Luiz Moreira Gomes, Erico Raimundo Pereira de Novais, Fernanda Carla Lima Ferreira

Resumo


Atualmente, nas aulas de física do ensino médio, salvo raras exceções, observa-se uma disparidade com relação às atividades de ensino aprendizagem em física: de um lado, professores que ensinam fórmulas (receitas) para resolução de problemas, e do outro, estudantes com inúmeras dificuldades na compreensão da maioria dos conteúdos de física. Hoje em dia, torna-se inconcebível a ideia de se fazer ensino sem a inserção de ferramentas computacionais na análise científica ou em atividades experimentais de um modo geral, principalmente quando dessa prática, requer-se uma compreensão ampla sobre os fenômenos envolvidos nessa análise. Acredita-se que o desenvolvimento de atividades utilizando placas de prototipagem assim como o Arduino quer por sua versatilidade, custo, dentre outros, aliadas às teorias de ensino, em especial, voltadas ao ensino de física, talvez seja a linha de pesquisa que tenha dispensado maiores esforços e investimentos nos últimos anos há diversas pesquisas na área disponíveis na literatura. Nesse artigo, apresenta-se os resultados quanto à implementação de atividades experimentais utilizando a placa como ferramenta auxiliar de ensino abordando conteúdos de Cinemática, Termometria e Eletrodinâmica voltadas aos estudantes do ensino médio de uma escola da Rede Pública Estadual do município de Marabá - Pará. 


Palavras-chave


Ensino de Física, Inovação, Arduino.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.074811

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 José Gidauto dos Santos Lima Júnior, Luiz Moreira Gomes, Erico Raimundo Pereira de Novais, Fernanda Carla Lima Ferreira

Licença Creative Commons
Todo conteúdo deste periódico, salvo quando explicitado de forma diferente, está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.