Ensino de física moderna e contemporânea na última década: revisão sistemática de literatura

Thaynara Carvalho de Farias Marques, Tiago Carvalho Martins, Andréa de Lina Ferreira Novais, Luiz Moreira Gomes, Cinthia Marques Magalhães Paschoal, Cindy Stella Fernandes, Fernanda Carla Lima Ferreira

Resumo


O presente artigo apresenta a análise de resultados de artigos científicos publicados em três periódicos nacionais da área de ensino de ciência durante os anos de 2008 a 2018 e que abordam os temas Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio. O levantamento na base de dados eletrônica dos periódicos pesquisados retornou 78 artigos em consulta pelas palavras chave “Física moderna”, “Física Contemporânea” e “Ensino médio”, que após análise mais criteriosa de seus conteúdos, verificou-se 40 artigos diretamente ligados à temática da pesquisa em tela. Observou-se com isso, que a maior parte da pesquisa durante esta década visa sugerir atividades didáticas para aplicação em sala de aula de conceitos de Física Moderna e Contemporânea (FMC), embora menos da metade destas incluem em sua metodologia a aplicação da atividade sugerida num ambiente real de ensino aprendizagem.


Palavras-chave


Física Moderna, Física Contemporânea, Ensino Médio

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.074809

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Thaynara C. F. Marques, Tiago C. Martins, Andréa F. L Novais, Luiz M. Gomes, Cinthia M. M. Paschoal, Cindy S. Fernandes, Fernanda C L Ferreira

Licença Creative Commons
Todo conteúdo deste periódico, salvo quando explicitado de forma diferente, está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.