Uma abordagem sobre PCHs no ensino médio como ferramenta introdutória para o ensino sobre energias renováveis.

Autores

  • Leo Sousa Santiago Oliveira Faculdade de Física/Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, 68507-590, Marabá – Pará, Brasil
  • Fernanda Carla Lima Ferreira Faculdade de Física/Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, 68507-590, Marabá – Pará, Brasil
  • Luiz Moreira Gomes Faculdade de Física/Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, 68507-590, Marabá – Pará, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.074805

Palavras-chave:

Pequenas Centrais Hidrelétricas, Energia Renovável, Ensino de Física.

Resumo

Este trabalho foca no ensino sobre pequenas centrais hidrelétricas como um tema gerador inicial para a abordagem dos conceitos físicos de hidrostática, hidrodinâmica e eletromagnetismo para alunos no ensino médio da rede pública estadual de ensino. Ele foi realizado com turmas do terceiro ano, em duas escolas na cidade de Marabá, no estado do Pará. Foram utilizadas simulações computacionais do Projeto Phet para complementar o entendimento dos conceitos teóricas. Os resultados obtidos evidenciaram que houve melhorias significativas quando comparados aos resultados de um grupo piloto. Houve também a preocupação em fomentar o debate sobre a mudança climática no contexto do problema da utilização das fontes não renováveis de energia e viabilidade de substituição de tais fontes por aquelas que são renováveis.

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Publicado

2019-08-09

Como Citar

Oliveira, L. S. S., Ferreira, F. C. L., & Gomes, L. M. (2019). Uma abordagem sobre PCHs no ensino médio como ferramenta introdutória para o ensino sobre energias renováveis. Scientia Plena, 15(7). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.074805

Edição

Seção

V Encontro de Física do Entorno do Bico do Papagaio

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