Electrodynamics: Um aplicativo em linguagem Visual Basic for Applications voltado para o ensino de Eletrodinâmica no ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.084818Palavras-chave:
Software Electrodynamics, Ensino em Espiral, Ensino de FísicaResumo
Neste trabalho foi desenvolvido o Software Electrodynamics, com o objetivo de auxiliar professores do Ensino Médio na tarefa de ensinar conceitos de Eletrodinâmica. Inicialmente é apresentada uma breve revisão sobre TICs e a Teoria do Ensino em Espiral, que se considera relevante no contexto do desenvolvimento e utilização do aplicativo. Este foi desenvolvido em linguagem computacional Visual Basic for Applications (VBA), a qual é uma implementação do Visual Basic da Microsoft, incorporada em todos os programas do Microsoft Office, que são amplamente utilizados na sociedade de hoje. O software desenvolvido apresenta ferramentas para cálculos e a plotagem de gráficos das principais equações da Eletrodinâmica. Com essa ferramenta vislumbra-se um grande potencial para ensino e um facilitador da aprendizagem dos discentes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Luiz Moreira Gomes Jr., Fernanda Carla Lima Ferreira, Luiz Moreira Gomes
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.