Uma análise sobre experiências docentes no ensino de física em escolas públicas no Brasil e no Timor-Leste

Maculada Soares Nunes, Fernanda Carla Lima Ferreira, Mara Rita Duarte Oliveira, Cinthia Marques Magalhães Paschoal

Resumo


Neste artigo abordaremos o ensino de Física em uma escola pública no Brasil e duas no Timor-leste, apresentando uma análise sobre experiências docentes no ensino dessa disciplina. Para tanto, buscamos analisar as metodologias que os professores utilizam; identificar quais são os materiais didáticos e os conteúdos que são abordados em sala da aula; e apontar as dificuldades do ensino da Física em uma escola do município de Redenção (Ceará-Brasil), uma escola no município de Baucau e outra em Lautem (Timor-Leste). Dessa forma, o estudo nos possibilitou analisar com mais acuidade a realidade investigada a partir da percepção dos sujeitos de pesquisa, especialmente os professores. Também foi realizado um levantamento de dados nas escolas pesquisadas através de questionário abordando o Ensino de Física e questões didáticas e pedagógicas que se relacionam com o objeto de estudo. A partir dos dados, observamos que há semelhanças e diferenças no Ensino de Física das escolas dos municípios supracitados. De modo geral, ambas as experiências investigadas demonstram que é necessário investir nas escolas públicas com recursos financeiros e na formação de professores para o Ensino de Física


Palavras-chave


Ensino; Física; Brasil; Timor-Leste

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DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.074817

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