Uma análise sobre experiências docentes no ensino de física em escolas públicas no Brasil e no Timor-Leste
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.074817Palavras-chave:
Ensino, Física, Brasil, Timor-LesteResumo
Neste artigo abordaremos o ensino de Física em uma escola pública no Brasil e duas no Timor-leste, apresentando uma análise sobre experiências docentes no ensino dessa disciplina. Para tanto, buscamos analisar as metodologias que os professores utilizam; identificar quais são os materiais didáticos e os conteúdos que são abordados em sala da aula; e apontar as dificuldades do ensino da Física em uma escola do município de Redenção (Ceará-Brasil), uma escola no município de Baucau e outra em Lautem (Timor-Leste). Dessa forma, o estudo nos possibilitou analisar com mais acuidade a realidade investigada a partir da percepção dos sujeitos de pesquisa, especialmente os professores. Também foi realizado um levantamento de dados nas escolas pesquisadas através de questionário abordando o Ensino de Física e questões didáticas e pedagógicas que se relacionam com o objeto de estudo. A partir dos dados, observamos que há semelhanças e diferenças no Ensino de Física das escolas dos municípios supracitados. De modo geral, ambas as experiências investigadas demonstram que é necessário investir nas escolas públicas com recursos financeiros e na formação de professores para o Ensino de Física
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.