v. 19 n. 3 (2023): Março/March 2023

II Encontro de Pesquisa em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia

Editora: Luely Oliveira da Silva

Publicado: 2023-04-15

II Encontro de Pesquisa em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia

  • O ensino de Ciências e Biologia no leste marajoara: os efeitos da covid-19 na prática docente

    Edson Nazareno de Souza dos Santos Júnior, Alesson Guedes Costa, Mayanna Igreja dos Santos, Alcindo da Silva Martins-Júnior
    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.034401
  • Coleção Ensino de Ciências na Escola: um repositório digital como apoio pedagógico para o ensino e a formação

    Gisele Damasceno-Santos, William Lima da Costa, Adriane Jamily Ferreira Hora, Keyse Bianca dos Santos Silva, Gabriela Alves Sales, Jamille Paola de Souza de Jesus, Karen Dayanne C. Ferreira Rodrigues, Lilliane Miranda Freitas
    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.034402
  • Aprendizagem de conhecimentos químicos mediada pelo uso de experimentos e jogo didático

    Marília Sagica, Lucicléia Pereira da Silva
    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.034403
  • Atividade Experimental Problematizadora: uma análise de pH em amostras de solo com alunos do 3ºano do ensino médio

    Ana Paula Silva da Cunha, Lucicléia Pereira da Silva
    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.034404
  • A Botânica no ensino médio: análise da percepção ambiental e cegueira botânica em alunos de uma escola pública da Amazônia paraense

    Mayanna Igreja dos Santos, Alcindo da Silva Martins Junior
    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.034405
  • Contribuições de uma sequência didática sobre reprodução humana para processo de aprendizagem de alunos marajoaras

    Paloma Barboza dos Santos, Alcindo da Silva Martins Junior
    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.034406
  • Experimentação no Ensino de Ciências: um estudo bibliométrico

    Valter Thiago Pantoja da Gama, Kleberson Almeida de Albuquerque, Ronilson Freitas de Souza, Danielle Rodrigues Monteiro da Costa
    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.034407
  • Educação socioambiental: ensino e aprendizagem a partir da compostagem de resíduos orgânicos

    Ruth Helem Dias de Vilhena, Priscyla Cristinny Santiago da Luz
    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.034408
  • Cinema e Astronomia: reflexões sobre o filme Apollo 13 como recurso didático para o Ensino de Ciências

    José Orlando Melo de Melo, Joel Wander Carneiro Palheta, Cristiele de Freitas Pereira, Vânia Lobo Santos
    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.034409
  • Experiência e reflexão para prática profissional da docência: o constituir-se professor de ciências e matemática

    Sebastião Rodrigues-Moura, Cintia Aliny Silva de Souza, Silvaney Fonseca Ferreira Seabra, Terezinha Valim Oliver Gonçalves
    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.034410
  • O uso do extrato de Alternanthera brasiliana L. como indicador ácido-base no ensino de Química

    Lohanne Conceição Sarmento, Dhulyan Maglim Magalhães Lima, Eduardo Zaragoza Ramos, Endril Pablo Brasil de Freitas, Ronilson Freitas de Souza
    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.034411
  • Cartilha educativa: estratégia para o ensino de ciências naturais a partir de saberes socioambientais e práticas artesanais realizadas pelos pescadores do Distrito de Vila de Beja-Abaetetuba/PA

    Bruno Maues Silva, Priscyla Cristinny Santiago Luz
    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.034412
  • Sequência didática, apoiada em Aprendizagem Baseada em Projetos, no ensino de Ciências, em diálogo com os pressupostos freireanos

    Maria Fabiana Sousa Rosa, Ronilson Freitas de Souza
    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.034413