Contribuições de uma sequência didática sobre reprodução humana para processo de aprendizagem de alunos marajoaras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.034406

Palavras-chave:

ciências, metodologias ativas, sequência didática

Resumo

Os resultados apresentados e discutidos neste estudo são provenientes da sequência didática (SD) desenvolvida na pesquisa “O Uso de Metodologias Ativas no Ensino-Aprendizagem de Ciências: uma proposta de Sequência Didática sobre Reprodução Humana em contexto amazônico marajoara”. O objetivo deste estudo foi analisar as contribuições de uma sequência didática para a aprendizagem de reprodução humana para alunos do 8º ano do ensino fundamental de uma escola pública na Ilha do Marajó. Este estudo é uma pesquisa-ação realizada em uma escola pública do município de Soure/PA, cujos dados foram coletados por meio da observação participante e dos testes pré e pós SD aplicados em sala de aula no início e fim da SD desenvolvida. Os resultados apontam que a SD, demonstrou ser uma estratégia facilitadora do desenvolvimento cognitivo dos alunos em relação aos conceitos de Reprodução Humana.

Biografia do Autor

Alcindo da Silva Martins Junior, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

Possui graduação em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Federal do Pará (2004), mestrado em Botânica pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2007) e Doutorado em Botânica pela Escola Nacional de Botânica Tropical (ENBT)/Instituto de Pesquisas Jardim Botânica do Rio de Janeiro (2019). Atualmente é professor Assistente IV da Universidade do Estado do Pará, campus XIX - Salvaterra. Na UEPA leciona nos cursos de licenciatura em Ciência Naturais e Ciências Biológicas.  É professor permanente do mestrado profissional em "Educação e Ensino de Ciências na Amazônia" aprovado pela CAPES e institucionalizado na Universidade do Estado do Pará.

Downloads

Publicado

2023-04-15

Como Citar

Santos, P. B. dos, & Martins Junior, A. da S. . (2023). Contribuições de uma sequência didática sobre reprodução humana para processo de aprendizagem de alunos marajoaras . Scientia Plena, 19(3). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.034406

Edição

Seção

II Encontro de Pesquisa em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)