A Botânica no ensino médio: análise da percepção ambiental e cegueira botânica em alunos de uma escola pública da Amazônia paraense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.034405

Palavras-chave:

ensino de botânica , negligência botânica, educação básica

Resumo

A Botânica é uma das áreas das ciências que manifesta ampla dificuldade na assimilação dos conceitos, o que justifica a importância de dispor uma atenção maior a essa área do conhecimento. Em vista disso, este trabalho buscou investigar a percepção ambiental e ocorrência da cegueira Botânica entre os alunos a fim de identificar os principais entraves no estudo sobre botânica no ensino médio. Participaram da pesquisa 35 estudantes do 2º ano do ensino médio de uma escola pública localizada no município de Moju, no Pará. A pesquisa fundamenta-se na abordagem qualitativa, do tipo exploratória com procedimentos técnicos característicos da pesquisa-ação. Utilizou-se observação participante, aplicação de mapas mentais e questionário para coleta de dados. Foi realizada uma análise descritiva dos dados e os resultados possibilitam constatar que os alunos possuem dificuldades na aprendizagem sobre botânica, pois 46% dos estudantes afirmram que já havia estudado sobre os grupos vegetais (Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas) mas não lembrava da diferença existente entre eles. Sobre a percepção ambiental, percebeu-se que a maioria utilizou elementos do seu cotidiano para simbolizar o meio ambiente, como as casas, árvores e animais que compõem o ambiente de sua residência. Ao investigar a ocorrência da cegueira botânica identificou-se que em 96% das respostas os estudantes não perceberam a presença das plantas em seu dia a dia. Tais resultados elucidam a urgência em se discutir diversas formas de abordagens para o ensino e aprendizagem de botânica na rede pública de ensino básico.

Biografia do Autor

Mayanna Igreja dos Santos, Universidade do Estado do Pará

Possui graduação em Ciências Naturais com habilitação em Biologia pela Universidade do Estado do Pará (2016). É Especialista em Teorias e Metodologias de Ensino para a Educação Básica, também pela UEPA (2021). É Técnica Agrícola com habilitação em Agropecuária pelo Instituto Federal do Pará (2010). Trabalhou como Monitora de Biologia na Universidade do Estado do Pará e atuou como Professora de Ciências na Prefeitura Municipal de Moju-PA. Atualmente é Agente de Pesquisa e Mapeamento do IBGE e é Mestranda do Programa de Pós- Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia, na Universidade do Estado do Pará. Sua linha de pesquisa é Estratégias Educativas para o Ensino de Ciências Naturais na Amazônia. Tem experiência na área de Biologia, com ênfase em Botânica, Etnobotânica, Educação Ambiental, Ensino de Ciências. Desenvolve pesquisas relacionadas ao Ensino de Botânica, "Cegueira botânica", metodologias ativas e sequências didáticas.Atua como membro dos grupos de estudo e pesquisa GEPEECA/UEPA e GEDIr/UFABC.

Alcindo da Silva Martins Junior, Universidade do Estado do Pará

Possui graduação em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Federal do Pará (2004), mestrado em Botânica pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2007) e Doutorado em Botânica pela Escola Nacional de Botânica Tropical (ENBT)/Instituto de Pesquisas Jardim Botânica do Rio de Janeiro (2019). Atualmente é professor Assistente IV da Universidade do Estado do Pará, campus XIX - Salvaterra. Na UEPA leciona nos cursos de licenciatura em Ciência Naturais e Ciências Biológicas. Tem experiência na área de Botânica e Micologia, com ênfase em Sistemática e Taxonomia de Plantas e Fungos, atuando nas seguintes áreas: Botânica geral, Ferrugem de plantas, Macrofungos, Biologia Molecular e Geral e Ensino de Ciências e Biologia. É professor permanente do mestrado profissional em "Educação e Ensino de Ciências na Amazônia" aprovado pela CAPES e institucionalizado na Universidade do Estado do Pará.

Downloads

Publicado

2023-04-15

Como Citar

Santos, M. I. dos ., & Martins Junior, A. da S. (2023). A Botânica no ensino médio: análise da percepção ambiental e cegueira botânica em alunos de uma escola pública da Amazônia paraense. Scientia Plena, 19(3). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.034405

Edição

Seção

II Encontro de Pesquisa em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)