Experiência e reflexão para prática profissional da docência: o constituir-se professor de ciências e matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.034410

Palavras-chave:

docência, pesquisa narrativa, prática profissional

Resumo

As narrativas (re)contadas e (re)vividas por dois professores, um de ciências e outro de matemática, nos mergulharam no contexto do processo formativo para a docência, em busca de compreensão sobre a experiência, as suas reflexões e a prática profissional. Nesse sentido, buscamos os pressupostos teóricos da literatura para analisar como se constitui a práxis assumida por professores de ciências e matemática, a partir da experiência narrada, do pensamento reflexivo e da prática profissional no contexto da docência. Do material empírico, analisado à luz da Análise Textual Discursiva (ATD) e composto por cartas e entrevistas, emergiram duas categorias mais amplas consideradas congruentes nos aspectos das narrativas, a saber: deslizando-se em detalhes da experiência pela sua própria história de escolarização; e, (ii) voltando-se para dentro, contemplando o (re)constituir-se professor no presente. Os resultados apontam a uma superação do constituir-se docente devido as motivações presentes em suas experiências, capazes de estabelecer uma reflexão sobre e para a ação da prática profissional da sala de aula, de modo autônomo e em busca de transformação constante.

Biografia do Autor

Sebastião Rodrigues-Moura, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)

Doutor em Educação em Ciências (REAMEC-UFMT/UFPA/UEA). Mestre em Docência em Educação em Ciências (UFPA). Especialista em Docência Universitária com ênfase em Educação (UEPA). Licenciado em Ciências Naturais - Física (UEPA). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Tem experiência em Educação em Ciências, atuando nos seguintes temas: Ensino de Física, Educação CTS, Alfabetização Científica e Tecnológica, Fundamentos e Metodologias para o Ensino de Ciências, Pesquisa Narrativa, Análise Textual Discursiva e Formação de Professores.

Cintia Aliny Silva de Souza, Secretaria Executiva de Estado de Educação do Pará (SEDUC), Belém, PA, Brasil

Mestranda em Docência em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade do Pará (FAP). Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Naturais com habilitação em Química pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora de Química e Ciências da Rede Pública Estadual de Ensino do Estado do Pará (SEDUC/PA). Preceptora do Programa Residência Pedagógica Química UFPA/Belém.

Silvaney Fonseca Ferreira Seabra, Secretaria Executiva de Estado de Educação do Pará (SEDUC), Belém, PA, Brasil

Doutora em Educação em Ciências e Matemáticas (2018) pela Universidade Federal do Pará. Possui graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (2004) e mestrado em Ciência Animal pela Universidade Federal do Pará (2007). É professora da Secretaria de Educação do estado do Pará (SEDUC) desde 2008 e professora da Faculdade Estácio Castanhal (2019) e Docente externa à UFPA do Programa de Pós-Graduação em Docência Educação Ciências e Matemática - PPGDOC (2021) .

Terezinha Valim Oliver Gonçalves, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Possui graduação em Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1975); Licenciatura em História Natural pela mesma Universidade (1975); especialização em Ecologia Humana na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS); Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1981) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000), na linha de pesquisa "Ensino, Avaliação e Formação de Professores". É professora Titular da Universidade Federal do Pará, onde iniciou carreira em março de 1979. Criou o Clube de Ciências da UFPA, em 1979, tendo em vista a formação inicial de professores de Ciências e Matemática da Instituição (iniciação à docência desde o início da graduação) e a iniciação científica de estudantes da Educação Básica. É pesquisadora na área de Educação em Ciências, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: formação de professores, ensino de ciências, formação inicial, pesquisa narrativa e ensino com pesquisa. Coordenou o Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da UFPA (PPGECM), de 2002 a 2008. Foi Diretora Geral do INSTITUTO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CIENTÍFICA DA UFPA, por dois mandatos consecutivos (2003 a 2011). Coordenou o POLO ACADÊMICO UFPA do doutorado em rede da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC, de 2010 a 2016, reassumindo este cargo em 2021. Foi coordenadora do Mestrado Profissional DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS (PPGDOC), de 2014 a 2019. É docente e orientadora de mestrado e doutorado nos três PPG supracitados.

Downloads

Publicado

2023-04-15

Como Citar

Rodrigues-Moura, S., Souza, C. A. S. de, Seabra, S. F. F., & Gonçalves, T. V. O. (2023). Experiência e reflexão para prática profissional da docência: o constituir-se professor de ciências e matemática . Scientia Plena, 19(3). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.034410

Edição

Seção

II Encontro de Pesquisa em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia