Cartilha educativa: estratégia para o ensino de ciências naturais a partir de saberes socioambientais e práticas artesanais realizadas pelos pescadores do Distrito de Vila de Beja-Abaetetuba/PA
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.034412Palavras-chave:
educação socioambiental, comunidades tradicionais, práticas educativasResumo
O Brasil apresenta uma grande diversidade biológica e cultural que vem sendo modificada ao longo do tempo devido às ações desordenadas do homem, pois estes são parte integrante da natureza e, ao mesmo tempo, um ser social possuidor de saberes e valores adquiridos ao longo de todo processo histórico. Neste sentido, a temática socioambiental está cada vez mais sendo difundida nos diversos espaços, por tratar das relações sustentáveis do ser humano e meio ambiente, com destaque para a utilização dos conhecimentos e costumes de comunidades tradicionais. Para tanto, este trabalho tem como objetivo desenvolver uma cartilha educativa que contextualize os saberes tradicionais dos pescadores aos conhecimentos científicos presentes no componente curricular de ciências da natureza proposto na BNCC. Para sua realização fez-se uso da pesquisa qualitativa de caráter descritiva, visando conhecer os aspectos de pesca artesanal e a percepção ambiental presente na comunidade pesqueira. A partir da obtenção desses dados desenvolveu-se o produto educacional, através do diálogo entre os saberes locais dos pescadores com os presentes até o momento na literatura científica. Para isso, foram utilizados na narrativa, os resultados da entrevista e dados digitais (fotos, vídeos e gravações de áudio), os quais por meio dos aplicativos IbisPaint e Canva, permitiram a produção dos desenhos e contextualização da história narrada no produto. Este recurso visa contribuir para o ensino de ciências por meio da aproximação dos conhecimentos locais de uma comunidade pesqueira tradicional, com os conhecimentos científicos de ciências naturais como uma estratégia de facilitação do processo de ensino-aprendizagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Bruno Maues Silva, Priscyla Cristinny Santiago Luz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.