Aprendizagem de conhecimentos químicos mediada pelo uso de experimentos e jogo didático

Autores

  • Marília Sagica Universidade do Estado do Pará/ Programa de Pós-graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEECA)
  • Lucicléia Pereira da Silva Universidade do Estado do Pará/ Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazôbia https://orcid.org/0000-0002-5311-2407

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.034403

Palavras-chave:

Ensino de química, pedagogia, anos iniciais do ensino fundamental

Resumo

O ensino de química nos anos iniciais do fundamental é de extrema importância, pois é nesse nível que se constroem as primeiras noções da ciência, bem como se estabelece a base para conceitos que serão trabalhados posteriormente. O presente trabalho teve como objetivo investigar se adoção da experimentação associada ao uso de jogo didático investigativo auxiliou na aprendizagem dos conceitos estruturantes substância e transformação química por discentes de Pedagogia, futuros professores dos anos iniciais. A pesquisa foi realizada durante a disciplina Química e Metodologia para o Ensino de Ciências, ministrada para duas turmas da Universidade do Estado do Pará. Para avaliar a ocorrência de aprendizagens os participantes responderam um formulário likert e uma pergunta dissertativa. O corpus textual obtido foi processado no Software Iramuteq usando os métodos Classificação Hierárquica Descendente (CHD) e Análise de Similitude (AS). Os dados foram interpretados à luz do referencial teórico. As repartições da CHD foram categorizadas como “Aprendizagens sobre os conceitos químicos” e “Compreensões sobre transformação química da matéria”, das quais, emergiu a compreensão sobre os aspectos macro e microscópicos acerca dos fenômenos estudados. O grafo de similitude apontou que os recursos facilitaram a construção de conhecimentos pelos pedagogos em formação inicial. Com a avaliação integrada, considerando o grau de concordância e discordância sobre as assertivas analisadas, foi evidenciado que a diversificação de estratégias, materiais adequados, mediação do professor e linguagem acessível, despertaram o interesse, curiosidade e predisposição para uma aprendizagem com significado sobre os conhecimentos químicos explorados.

Biografia do Autor

Marília Sagica, Universidade do Estado do Pará/ Programa de Pós-graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEECA)

Graduada em Licenciatura Plena em Química pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEECA-UEPA) na linha de pesquisa Formação de Professores de Ciências e Processo de Ensino e Aprendizagem em Diversos Contextos Amazônicos. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Ensino de Ciências em Contexto Amazônicos (GEPEECA).

Lucicléia Pereira da Silva, Universidade do Estado do Pará/ Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazôbia

Possui graduação em Licenciatura em Química (2003), mestrado em Ensino de Ciências e Matemática (2005) pela Universidade Federal do Pará e Doutorado em Ciências Ambientais (2016) pela Universidade Federal de Goiás. Professora adjunta I da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEECA/UEPA). Possui experiência e desenvolve pesquisa em Ensino de Química e Ensino de Ciências, com destaque para a linha Estratégias Educativas para o Ensino de Ciências Naturais na Amazônia.

Downloads

Publicado

2023-04-15

Como Citar

Sagica, M., & Pereira da Silva, L. . (2023). Aprendizagem de conhecimentos químicos mediada pelo uso de experimentos e jogo didático. Scientia Plena, 19(3). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.034403

Edição

Seção

II Encontro de Pesquisa em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia