Educação socioambiental: ensino e aprendizagem a partir da compostagem de resíduos orgânicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.034408

Palavras-chave:

Ensino de ciências, educação socioambiental, sequência didática

Resumo

Este trabalho é resultado da dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia da Universidade do Estado do Pará. O estudo teve por objetivo, desenvolver uma sequência didática sobre o tema “compostagem de resíduos sólidos orgânicos” para fomentar aprendizagens conceituais, procedimentais e atitudinais sobre as questões socioambientais. A sequência didática foi estruturada nas três tipologias de aprendizagem conceituais, procedimentais e atitudinais, envolvendo a competência e habilidade do componente curricular da área de ciências da natureza disposto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), desenvolvida em três etapa distribuídas por sete aulas e aplica em uma turma do 5º ano do ensino fundamental anos iniciais da Escola Municipal de Ensino Fundamental no município de Moju/PA. Os dados passaram por análise de conteúdo categorial, criando categorias a posteriori para a discussão dos resultados. O trabalho apontou avanços na aprendizagem conceitual, procedimental e atitudinal dos participantes, possibilitando novas compreensões e atitudes sobre a compostagem de resíduos orgânicos, assim como, a formação de sujeitos multiplicadores de ideias e práticas educativas, envolvidos na construção de novas relações ambientais, sociais e científicas voltadas ao ensino de ciências.

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Publicado

2023-04-15

Como Citar

Helem Dias de Vilhena, R., & da Luz, P. C. S. (2023). Educação socioambiental: ensino e aprendizagem a partir da compostagem de resíduos orgânicos. Scientia Plena, 19(3). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.034408

Edição

Seção

II Encontro de Pesquisa em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia