Educação socioambiental: ensino e aprendizagem a partir da compostagem de resíduos orgânicos
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.034408Palavras-chave:
Ensino de ciências, educação socioambiental, sequência didáticaResumo
Este trabalho é resultado da dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia da Universidade do Estado do Pará. O estudo teve por objetivo, desenvolver uma sequência didática sobre o tema “compostagem de resíduos sólidos orgânicos” para fomentar aprendizagens conceituais, procedimentais e atitudinais sobre as questões socioambientais. A sequência didática foi estruturada nas três tipologias de aprendizagem conceituais, procedimentais e atitudinais, envolvendo a competência e habilidade do componente curricular da área de ciências da natureza disposto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), desenvolvida em três etapa distribuídas por sete aulas e aplica em uma turma do 5º ano do ensino fundamental anos iniciais da Escola Municipal de Ensino Fundamental no município de Moju/PA. Os dados passaram por análise de conteúdo categorial, criando categorias a posteriori para a discussão dos resultados. O trabalho apontou avanços na aprendizagem conceitual, procedimental e atitudinal dos participantes, possibilitando novas compreensões e atitudes sobre a compostagem de resíduos orgânicos, assim como, a formação de sujeitos multiplicadores de ideias e práticas educativas, envolvidos na construção de novas relações ambientais, sociais e científicas voltadas ao ensino de ciências.
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Copyright (c) 2023 Ruth Helem Dias de Vilhena, Priscyla Cristinny Santiago da Luz
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