Educação socioambiental: ensino e aprendizagem a partir da compostagem de resíduos orgânicos
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.034408Palavras-chave:
Ensino de ciências, educação socioambiental, sequência didáticaResumo
Este trabalho é resultado da dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia da Universidade do Estado do Pará. O estudo teve por objetivo, desenvolver uma sequência didática sobre o tema “compostagem de resíduos sólidos orgânicos” para fomentar aprendizagens conceituais, procedimentais e atitudinais sobre as questões socioambientais. A sequência didática foi estruturada nas três tipologias de aprendizagem conceituais, procedimentais e atitudinais, envolvendo a competência e habilidade do componente curricular da área de ciências da natureza disposto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), desenvolvida em três etapa distribuídas por sete aulas e aplica em uma turma do 5º ano do ensino fundamental anos iniciais da Escola Municipal de Ensino Fundamental no município de Moju/PA. Os dados passaram por análise de conteúdo categorial, criando categorias a posteriori para a discussão dos resultados. O trabalho apontou avanços na aprendizagem conceitual, procedimental e atitudinal dos participantes, possibilitando novas compreensões e atitudes sobre a compostagem de resíduos orgânicos, assim como, a formação de sujeitos multiplicadores de ideias e práticas educativas, envolvidos na construção de novas relações ambientais, sociais e científicas voltadas ao ensino de ciências.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ruth Helem Dias de Vilhena, Priscyla Cristinny Santiago da Luz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.