O ensino de Ciências e Biologia no leste marajoara: os efeitos da covid-19 na prática docente

Autores

  • Edson Nazareno de Souza dos Santos Júnior Universidade do Estado do Pará - UEPA
  • Alesson Guedes Costa
  • Mayanna Igreja dos Santos
  • Alcindo da Silva Martins-Júnior Universidade do Estado do Pará - UEPA

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.034401

Palavras-chave:

Educação, pandemia, Marajó

Resumo

Durante a pandemia da COVID-19, após um período de perplexidade e paralisação das atividades educacionais, houve a necessidade de retornar às atividades educacionais e propor formas de ensinar mantendo o isolamento social e as estratégias de enfrentamento ao novo Coronavírus. Devido à impossibilidade do ensino presencial, diversas escolas aderiram ao que ficou conhecido como Ensino Remoto Emergencial (ERE). Porém, as consequências da pandemia afetaram o processo de ensino e aprendizagem no Marajó. Este trabalho objetivou descrever o panorama educacional do ensino de Ciências e Biologia em Soure e Salvaterra. Participaram da pesquisa professores do ensino básico. Os dados foram coletados por meio de um formulário do Google (Google Forms), e analisados quanti-qualitativamente utilizando, para tal, os dados organizados em planilhas para a produção de gráficos e Análise Descritiva dos relatos dos participantes. São evidentes o aumento da demanda de trabalho, alto número de evasão escolar, baixo índice de formação docente voltada para o ensino em período pandêmico, a falta ou deficitário acesso à internet para a maioria dos alunos e, consequentemente, pouca participação nos encontros online. A própria avaliação foi comprometida, pois a falta de contato do professor com os alunos obstruiu o caráter diagnóstico e contínuo. Os dados desta pesquisa ressaltam a explícita necessidade de formações continuadas que possam auxiliar estes profissionais em usar/desenvolver novas metodologias capazes de atuarem apesar deste novo cenário educacional. Considera-se imprescindíveis as parcerias com instituições de ensino superior e políticas voltadas à capacitação docente para a atuação efetiva em diferentes contextos.

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Publicado

2023-04-15

Como Citar

Nazareno de Souza dos Santos Júnior, E., Guedes Costa, A., Igreja dos Santos, M., & da Silva Martins-Júnior, A. (2023). O ensino de Ciências e Biologia no leste marajoara: os efeitos da covid-19 na prática docente. Scientia Plena, 19(3). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.034401

Edição

Seção

II Encontro de Pesquisa em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia