Experimentação no Ensino de Ciências: um estudo bibliométrico

Autores

  • Valter Thiago Pantoja da Gama Universidade Federal do Pará
  • Kleberson Almeida de Albuquerque Universidade do Estado do Pará
  • Ronilson Freitas de Souza Universidade do Estado do Pará
  • Danielle Rodrigues Monteiro da Costa Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.034407

Palavras-chave:

bibliometria, ensino experimental, Ciências naturais

Resumo

O presente estudo consiste em um estudo bibliométrico sobre o uso da experimentação como ferramenta educacional para o Ensino de Ciências, levando em conta aspectos como a frequência da produção científica de trabalhos que abordam tal temática em periódicos indexados na plataforma da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Para tanto, selecionou-se cinco descritores para a busca (experimentação, educação científica, experimentação no ensino e atividade experimental). O período das publicações compreendeu entre 2010 e 2020. Foram incluídos no escopo da pesquisa todos os estudos em língua portuguesa e de acesso livre que discutiam ou apresentavam a experimentação no Ensino de Ciências na educação básica, os quais foram lidos de forma integral. Analisou-se um total de quarenta artigos onde foi observado uma maior citação de sequências didáticas experimentais investigativas, sendo possível identificar que grande parte apresentou um nível muito superficial com relação aos processos investigativos. Além disso, evidencia-se a exigência de que a experimentação não seja vista apenas como atividade prática no ensino de ciências, mas como possibilidade de construção de novos conhecimentos, subsidiados nas teorias validadas cientificamente.

Downloads

Publicado

2023-04-15

Como Citar

Pantoja da Gama, V. T., Almeida de Albuquerque, K., Freitas de Souza, R., & Rodrigues Monteiro da Costa, D. (2023). Experimentação no Ensino de Ciências: um estudo bibliométrico . Scientia Plena, 19(3). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.034407

Edição

Seção

II Encontro de Pesquisa em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)