Cinema e Astronomia: reflexões sobre o filme Apollo 13 como recurso didático para o Ensino de Ciências
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.034409Palavras-chave:
Recursos audiovisuais, Ensino de Ciências, AstronomiaResumo
Diante de um ensino que valoriza a memorização e a consequente fragmentação do conhecimento, torna-se fundamental pensar em novas estratégias de aprendizagem que visam o aproveitamento dos alunos no ambiente escolar. Dessa forma, os recursos audiovisuais emergem como possibilidade de trabalhar os conteúdos de cunho científico, os quais podem abordar em diferentes perspectivas os fenômenos que ocorrem dentro e fora da terra. Além disso, a inserção de tópicos de Astronomia frente a essa abordagem possibilita a compreensão de conceitos científicos, principalmente devido ao seu caráter interdisciplinar responsável por integrar diferentes áreas do conhecimento. Diante disso, o trabalho teve como objetivo analisar as reflexões sobre a utilização do filme Apollo 13 enquanto recurso didático para a abordagem dos tópicos referentes à Astronomia no Ensino de Ciências. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa de caráter qualitativo, a partir da aplicação de um minicurso sobre as referidas questões, direcionado a 20 participantes de diferentes áreas de formação. Com isso, utilizou-se um instrumento de coleta de dados para levantar as reflexões dos participantes, sendo os dados posteriormente categorizados mediante a técnica de análise de conteúdo. Diante disso, os participantes apontaram que a interseção entre Astronomia e recursos audiovisuais fornecem importantes contribuições ao Ensino de Ciências, tais como: auxiliar no entendimento de conceitos científicos, despertar o interesse dos alunos e tornar o aprendizado mais dinâmico. Portanto, é fundamental a abordagem desses elementos no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que ajudam os alunos no pleno desenvolvimento crítico e reflexivo diante da realidade vivenciada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 José Orlando Melo de Melo, Joel Wander Carneiro Palheta, Cristiele de Freitas Pereira, Vânia Lobo Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.