O uso do extrato de Alternanthera brasiliana L. como indicador ácido-base no ensino de Química

Autores

  • Lohanne Conceição Sarmento Universidade do Estado do Pará
  • Dhulyan Maglim Magalhães Lima
  • Eduardo Zaragoza Ramos Escuela Preparatoria Regional de San Miguel el Alto, Universidad de Guadalajara, Bachillerato General por Competencias, Atotonilco el Alto, Jalisco, Mexico
  • Endril Pablo Brasil de Freitas
  • Ronilson Freitas de Souza Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.034411

Palavras-chave:

experimentação na química, indicadores naturais, ensino e aprendizagem

Resumo

A utilização de propostas didáticas no ensino de química, que usem a experimentação, pode auxiliar na compreensão de conteúdos abstratos, como contribuir para motivar e despertar o interesse dos alunos durante as aulas. Diante disso, o presente estudo teve por objetivo investigar a capacidade do extrato das folhas da espécie Alternanthera brasiliana como indicador natural para o uso em aula experimental de química. Para tanto, foi necessário quantificar o teor de antocianinas monoméricas totais, além de determinar o comprimento de onda de máxima absorbância do extrato como, também, o valor de pKind. No teste de coloração, prepararam-se soluções que variam de pH 2 a 12, sendo adicionadas 6 gotas do indicador natural em cada solução, de modo a observar a variação da coloração das soluções em relação ao pH do meio. As colorações apresentadas pelas soluções foram: rosa (pH de 2 a 9) e amarelo (pH 10 a 12). A partir das demais análises realizadas, pode-se concluir que apesar do extrato das folhas não apresentarem altos teores de antocianinas (7,54 mg/100 g), demonstrou potencial para indicar soluções alcalinas acima de pH 9, podendo ser notada uma mudança de coloração visível de rosa para amarelo. Assim, a metodologia utilizada nesta pesquisa pode ser incorporada como prática de laboratório nas aulas de química.

Palavras-chave: experimentação na química, indicadores naturais, ensino e aprendizagem

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Publicado

2023-04-15

Como Citar

Conceição Sarmento, L., Magalhães Lima, D. M. ., Ramos, E. Z. ., de Freitas, E. P. B. ., & Souza, R. F. de. (2023). O uso do extrato de Alternanthera brasiliana L. como indicador ácido-base no ensino de Química. Scientia Plena, 19(3). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.034411

Edição

Seção

II Encontro de Pesquisa em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia

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