Uma análise sobre experiências docentes no ensino de física em escolas públicas no Brasil e no Timor-Leste

Autores

  • Maculada Soares Nunes Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
  • Fernanda Carla Lima Ferreira Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
  • Mara Rita Duarte Oliveira Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
  • Cinthia Marques Magalhães Paschoal Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.074817

Palavras-chave:

Ensino, Física, Brasil, Timor-Leste

Resumo

Neste artigo abordaremos o ensino de Física em uma escola pública no Brasil e duas no Timor-leste, apresentando uma análise sobre experiências docentes no ensino dessa disciplina. Para tanto, buscamos analisar as metodologias que os professores utilizam; identificar quais são os materiais didáticos e os conteúdos que são abordados em sala da aula; e apontar as dificuldades do ensino da Física em uma escola do município de Redenção (Ceará-Brasil), uma escola no município de Baucau e outra em Lautem (Timor-Leste). Dessa forma, o estudo nos possibilitou analisar com mais acuidade a realidade investigada a partir da percepção dos sujeitos de pesquisa, especialmente os professores. Também foi realizado um levantamento de dados nas escolas pesquisadas através de questionário abordando o Ensino de Física e questões didáticas e pedagógicas que se relacionam com o objeto de estudo. A partir dos dados, observamos que há semelhanças e diferenças no Ensino de Física das escolas dos municípios supracitados. De modo geral, ambas as experiências investigadas demonstram que é necessário investir nas escolas públicas com recursos financeiros e na formação de professores para o Ensino de Física

Downloads

Publicado

2019-08-09

Como Citar

Nunes, M. S., Ferreira, F. C. L., Oliveira, M. R. D., & Paschoal, C. M. M. (2019). Uma análise sobre experiências docentes no ensino de física em escolas públicas no Brasil e no Timor-Leste. Scientia Plena, 15(7). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.074817

Edição

Seção

V Encontro de Física do Entorno do Bico do Papagaio

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>