Abordagem lúdica das questões de física: história em quadrinhos sobre cinemática

Willamy de Oliveira Cavalcante, Andréa de Lima Ferreira Novais, Fernanda Carla Lima Ferreira

Resumo


Considera-se a física tem tudo para ser uma disciplina superinteressante, mas quando se fala em resolver questões, poucas são as metodologias diferenciadas que surgem. O uso de Histórias em Quadrinhos que já vêm divertindo e informando, pode também auxiliar em cálculos, com sua linguagem simples e universal. Constatado esse potencial, o presente trabalho tem por objetivo a utilização das Histórias em Quadrinhos como instrumento de ensino de física, atentando-se para o uso diferenciado nas resoluções de questões de cinemática na sala de aula. Os dados do estudo foram obtidos com alunos do Ensino Médio Semipresencial de educação de Jovens e Adultos. Os resultados de sua implementação das Histórias em Quadrinhos para o ensino de Cinemática foram satisfatórios quanto à apropriação da proposta para o interação e a aprendizagem dos alunos.


Palavras-chave


história em quadrinho, física, cinemática

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.14808/sci.plena.2019.074814

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Willamy O. Cavalcante, Andréa L. F. Novais, Fernanda C. L. Ferreira

Licença Creative Commons
Todo conteúdo deste periódico, salvo quando explicitado de forma diferente, está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.