Astronomia no ensino fundamental: um estudo de caso no interior do estado do Pará

Bruno Medeiros Quaresma, Clenes dos Santos Ribeiro, Rafael Costa Araújo, Andréa de Lima Ferreira Novais, Maria Liduina Chagas, Luiz Moreira Gomes, Fernanda Carla Lima Ferreira

Resumo


As atuais estruturas do ensino fundamental trazem, na disciplina de ciências, conceitos importantes de Astronomia, o que proporciona um trabalho integrado à outras disciplinas, mas desconexo e difuso, como vemos na pesquisa realizada junto ao 6º e 9º ano do fundamental anos finais. Foi realizado uma avaliação dos materiais didáticos disponíveis, bem como da prática docente em sala de aula. Então, buscando encontrar soluções para a compreensão dos conceitos e abordagem da Astronomia, o objetivo deste trabalho foi identificar juntos aos discentes as suas análises e dificuldade quanto a esse conhecimento. A metodologia foi um questionário sobre seus conhecimentos prévios, suas dificuldades e interesses pela Astronomia. Os resultados foram satisfatórios, indicando que há uma necessidade de sincronia e continuidade ao longo das séries para que haja um maior interesse e alicerce dos conteúdos, além de uma metodologia eficiente no ensino, o que carece de materiais e espaços apropriados, assim como formação continuada dos professores e alteração curricular na inserção dos conteúdos de Astronomia no decorrer dos anos do ensino de ciências.


Palavras-chave


Ciências; Ensino; Discente

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DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.074813

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