Inferindo sobre aprendizagem via experimentos de física elaborados com material de baixo custo

Autores

  • Iasminne Lemos Furtado Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará-UNIFESSPA
  • Fernanda Carla Lima Ferreira Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará-UNIFESSPA
  • Jorge Everaldo de Oliveira Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará-UNIFESSPA
  • Francisco Ferreira de Sousa Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará-UNIFESSPA

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.012725

Palavras-chave:

Experimentação no ensino de Física, Aprendizagem significativa, Ensino fundamental

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido com objetivo de inferir sobre a aprendizagem de conceitos de Física usando como metodologia experimentos de física elaborados a partir de materiais de baixo custo. Para isso, foram desenvolvidas atividades experimentais na sala de aula de uma escola municipal da cidade de Marabá (Pará). Os estudantes escolhidos para o desenvolvido das atividades propostas neste trabalho foram os do 9ª ano. Como referencial teórico utilizou-se da aprendizagem significativa de David Ausubel. A pesquisa mostra que é possível estabelecer ótima relação entre o aprendizado dos conceitos de Física e a disposição dos discentes em aprender, o que foi constatado por meio do entusiasmo, motivação, interesse em descobrir além dos conceitos apresentados em sala de aula e do nível de compreensão manifestada por eles. Neste processo, o papel do docente é importante ao conduzir esse tipo de atividade para alcançar bons resultados no ensino e aprendizagem, mas é imprescindível que os discentes sintam-se instigados e motivados à aprender algo proposto. Tal resultado está relacionado às respostas dos discentes referentes aos questionários aplicados, os quais promoveram momentos para analisar e avaliar os seus próprios conhecimentos. Desse modo, este trabalho permitiu aos discentes a pensar de forma diferente, bem como promovendo uma visão diferenciada sobre os conceitos de Física. Talvez isto possa ser considerado como um grande desafio, mas podendo ser superado com a utilização de modelos práticos, situações cotidianas e vivenciadas pelo discente, mostrando uma Física não dogmática, mais crítica e palpável.

Biografia do Autor

Iasminne Lemos Furtado, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará-UNIFESSPA

Graduada pela UNIFESSPA.

Fernanda Carla Lima Ferreira, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará-UNIFESSPA

Faz parte do Instituto de Ciências Exatas da Unifesspa.

Jorge Everaldo de Oliveira, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará-UNIFESSPA

Faz parte do Instituto de Ciências Exatas da Unifesspa.

Francisco Ferreira de Sousa, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará-UNIFESSPA

Faz parte do Instituto de Ciências Exatas da Unifesspa.

Downloads

Publicado

2017-01-13

Edição

Seção

I Workshop sobre pesquisas na Amazônia e I encontro do MNPEF da Unifesspa