A História da Ciência como estratégia metodológica no ensino aprendizagem de Física
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.012721Palavras-chave:
História da Ciência, Naturezada da Ciência, Ensino de Física, Teorias de Ensino, Pseudo-históriaResumo
A inserção da História da Ciência como estratégia metodológica na educação, principalmente no ensino aprendizagem de Física, vem sendo discutida nas últimas décadas por inúmeros pesquisadores. Embora, alguns acreditem que sua utilização possa apresentar certas limitações, há aqueles que defendem sua importância no ensino. Assim, considerando o âmbito das pesquisas sobre as potencialidades do uso da História da Ciência no ensino, torna-se relevante pesquisar sobre as contribuições de algumas Teorias de Aprendizagem nesse aspecto, uma vez que, talvez por desconhecimento ou por omissão, professores apresentam concepções sobre a natureza da ciência, e de princípios Físicos elementares de forma equivocada, distorcida, reforçada por mitos científicos abordados através de uma pseudo-história, comprometendo de forma efetiva o ensino. Nesse artigo alguns livros didáticos da Rede Pública de ensino foram analisados, ressalta-se que embora alguns desses livros apresentem os aspectos históricos e filosóficos de maneira adequada, a grande maioria apresenta elementos da Pseudo-história. Nesse aspecto, este artigo visa contribuir como uma ferramenta de suporte a prática docente quanto à inserção de elementos históricos por intermédio de conceitos Físicos através das aulas e auxiliados por um instrumento didático indispensável ao aprendizado, o livro.Downloads
Publicado
2017-01-13
Como Citar
dos Santos Lima Junior, J. G., Soares, N. N., Gomes, L. M., & Ferreira, F. C. L. (2017). A História da Ciência como estratégia metodológica no ensino aprendizagem de Física. Scientia Plena, 13(1). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.012721
Edição
Seção
I Workshop sobre pesquisas na Amazônia e I encontro do MNPEF da Unifesspa
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.