Experimento para visualização das linhas de campo elétrico

Israel Peixoto Moraes, Rudrisley Alves, Erico Raimundo Pereira de Novais

Resumo


O método experimental é sem dúvida uma metodologia de ensino eficiente no aprendizado. Porém, equipamentos didáticos, em geral, são caros para a realidade das escolas públicas brasileiras. Soma-se a isso, a carência de equipamentos capazes de demonstrar o fenômeno do campo elétrico, assim os professores de Física são obrigados a utilizar a abstração no ensino desse fenômeno. Com base nesse fato, o presente trabalho produziu um equipamento de baixo custo e fácil montagem para visualização das linhas de campo elétrico. Em seguida, aplicou-se o experimento em uma turma do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEP) polo UNIFESSPA, no qual todos os mestrados são professores dos níveis fundamental e médio. Assim, em uma análise qualitativa da turma, os mestrandos afirmaram compreender melhor o fenômeno e que este experimento de linhas de campo pode ser utilizado nas escolas de níveis fundamentais e médio.


Palavras-chave


Equipamento didático, Campo elétrico, Linhas de campo elétrico

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.074812

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Israel Peixoto Moraes, Rudrisley Alves, Erico Raimundo Pereira de Novais

Licença Creative Commons
Todo conteúdo deste periódico, salvo quando explicitado de forma diferente, está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.