Atividades experimentais com arduino abordando fundamentos da cinemática, termometria e eletrodinâmica na escola estadual de ensino médio Dr. Gabriel Sales Pimenta em Marabá (PA)

Autores

  • José Gidauto dos Santos Lima Júnior Faculdade de Física/Instituto de Ciências Exatas/Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de FísicaUniversidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, 68507-59, Marabá – Pará, Brasil
  • Luiz Moreira Gomes Faculdade de Física/Instituto de Ciências Exatas. Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, 68507-59, Marabá – Pará, Brasil
  • Erico Raimundo Pereira de Novais Faculdade de Física/Instituto de Ciências Exatas. Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, 68507-59, Marabá – Pará, Brasil
  • Fernanda Carla Lima Ferreira Faculdade de Física/Instituto de Ciências Exatas. Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, 68507-59, Marabá – Pará, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.074811

Palavras-chave:

Ensino de Física, Inovação, Arduino.

Resumo

Atualmente, nas aulas de física do ensino médio, salvo raras exceções, observa-se uma disparidade com relação às atividades de ensino aprendizagem em física: de um lado, professores que ensinam fórmulas (receitas) para resolução de problemas, e do outro, estudantes com inúmeras dificuldades na compreensão da maioria dos conteúdos de física. Hoje em dia, torna-se inconcebível a ideia de se fazer ensino sem a inserção de ferramentas computacionais na análise científica ou em atividades experimentais de um modo geral, principalmente quando dessa prática, requer-se uma compreensão ampla sobre os fenômenos envolvidos nessa análise. Acredita-se que o desenvolvimento de atividades utilizando placas de prototipagem assim como o Arduino quer por sua versatilidade, custo, dentre outros, aliadas às teorias de ensino, em especial, voltadas ao ensino de física, talvez seja a linha de pesquisa que tenha dispensado maiores esforços e investimentos nos últimos anos há diversas pesquisas na área disponíveis na literatura. Nesse artigo, apresenta-se os resultados quanto à implementação de atividades experimentais utilizando a placa como ferramenta auxiliar de ensino abordando conteúdos de Cinemática, Termometria e Eletrodinâmica voltadas aos estudantes do ensino médio de uma escola da Rede Pública Estadual do município de Marabá - Pará. 

Downloads

Publicado

2019-08-09

Como Citar

Lima Júnior, J. G. dos S., Gomes, L. M., de Novais, E. R. P., & Ferreira, F. C. L. (2019). Atividades experimentais com arduino abordando fundamentos da cinemática, termometria e eletrodinâmica na escola estadual de ensino médio Dr. Gabriel Sales Pimenta em Marabá (PA). Scientia Plena, 15(7). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.074811

Edição

Seção

V Encontro de Física do Entorno do Bico do Papagaio

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2