Energia Solar Fotovoltaica: Um tema gerador para o aprendizado de Física.

Autores

  • Jorge Andrade Silva
  • Luiz Moreira Gomes Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)/ Professor
  • Jose Gidauto dos Santos Junior
  • Leonardo Sousa Leal
  • Maria Liduina Chagas
  • Luiz Moreira Gomes Junior

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.012719

Palavras-chave:

Ensino de Fisica

Resumo

Este artigo apresenta uma metodologia para o ensino de Física no Ensino Médio. Foram feitos vários debates com os alunos a respeito do uso racional das fontes de energias renováveis e da preocupação com as mudanças climáticas que vem ocorrendo no planeta. Dentro deste enfoque, os alunos foram subsidiados com conceitos básicos da Física Moderna alinhados com atividades virtuais (simulações) e vídeos. No trabalho é feita uma abordagem sobre a energia solar e suas aplicações. Neste contexto são ministrados os conteúdos de física básica correlatos, como o efeito fotoelétrico. A metodologia foi aplicada em duas escolas de ensino médio da rede pública da cidade de Marabá, no estado do Pará. Foram feitas avaliações diagnósticas acerca do nível de compreensão do tema através da aplicação de questionários, e posteriormente, provas também foram realizadas. Os resultados obtidos através da metodologia utilizada se mostraram satisfatórios.nergia Solar Fotovoltaica: Um tema gerador para o aprendizado de Física.

Downloads

Publicado

2017-01-13

Como Citar

Silva, J. A., Gomes, L. M., Junior, J. G. dos S., Leal, L. S., Chagas, M. L., & Gomes Junior, L. M. (2017). Energia Solar Fotovoltaica: Um tema gerador para o aprendizado de Física. Scientia Plena, 13(1). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.012719

Edição

Seção

I Workshop sobre pesquisas na Amazônia e I encontro do MNPEF da Unifesspa

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>