Energia Solar Fotovoltaica: Um tema gerador para o aprendizado de Física.

Jorge Andrade Silva, Luiz Moreira Gomes, Jose Gidauto dos Santos Junior, Leonardo Sousa Leal, Maria Liduina Chagas, Luiz Moreira Gomes Junior

Resumo


Este artigo apresenta uma metodologia para o ensino de Física no Ensino Médio. Foram feitos vários debates com os alunos a respeito do uso racional das fontes de energias renováveis e da preocupação com as mudanças climáticas que vem ocorrendo no planeta. Dentro deste enfoque, os alunos foram subsidiados com conceitos básicos da Física Moderna alinhados com atividades virtuais (simulações) e vídeos. No trabalho é feita uma abordagem sobre a energia solar e suas aplicações. Neste contexto são ministrados os conteúdos de física básica correlatos, como o efeito fotoelétrico. A metodologia foi aplicada em duas escolas de ensino médio da rede pública da cidade de Marabá, no estado do Pará. Foram feitas avaliações diagnósticas acerca do nível de compreensão do tema através da aplicação de questionários, e posteriormente, provas também foram realizadas. Os resultados obtidos através da metodologia utilizada se mostraram satisfatórios.nergia Solar Fotovoltaica: Um tema gerador para o aprendizado de Física.

Palavras-chave


Ensino de Fisica

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.012719

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Luiz Moreira Gomes, Jorge Andrade Silva, Jose Gidauto dos Santos Junior, Leonardo Sousa Leal, Maria Liduina Chagas, Luiz Moreira Gomes Junior

Licença Creative Commons
Todo conteúdo deste periódico, salvo quando explicitado de forma diferente, está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.