Uma reflexão sobre o ensino de Astronomia na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular

José Gidauto dos Santos Lima Jr, José Elisandro de Andrade, Jeânderson de Melo Dantas, Luiz Moreira Gomes

Resumo


Tema recorrente da política educacional brasileira, durante muitos anos discutiu-se a possibilidade da implementação de um Currículo Nacional que contemplasse de forma igualitária o acesso ao ensino e aprendizado de modo a garantir as especificidades regionais, culturais e sociais do país.  Hoje, essa expectativa tornou-se realidade. A proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é de justamente fomentar e subsidiar um currículo comum que atenda a todas as expectativas da comunidade escolar e mais, com a participação efetiva em todo o processo dos diversos grupos e segmentos da sociedade civil brasileira nas discussões. Evidentemente, que a BNCC não resolverá todos os problemas, entretanto, acredita-se para a maioria dos especialistas que amenizará boa parte deles.  Como a BNCC traz uma discussão ampla a respeito, esse artigo, limitou-se a discussão na Unidade Curricular do ensino de Astronomia na perspectiva dos eixos formativos da BNCC, apresentando as potencialidades e fragilidades de sua inserção na dinâmica da escola, com foco nos processos formativos de docência, nos livros didáticos e no regime de período letivo atual, além é claro, da complexidade dos conteúdos de Física, especificamente, os conteúdos de Astronomia, suas interpretações, os processos metodológicos envolvidos no ensino e perspectivas futuras. Atualmente, o processo de discussão a respeito da BNCC continua, porém, a análise e a visão geral de como a BNCC atuará nos fornece um delineamento inicial sobre as possíveis estratégias ou técnicas de ensino nessa perspectiva tão recente de um currículo comum.

Palavras-chave


Currículo Comum, Ensino de Astronomia, Livro Didático

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14808/10.14808/sci.plena.2017.012707

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 José Gidauto dos Santos Lima Jr, José Elisandro de Andrade, Jeânderson de Melo Dantas, Luiz Moreira Gomes

Licença Creative Commons
Todo conteúdo deste periódico, salvo quando explicitado de forma diferente, está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.