Oficina temática: “simulando a produção de chuva ácida” como um tema norteador para o estudo de óxidos
Keywords:
Oficina temática, contextualização, chuva ácidaAbstract
Este trabalho teve como objetivo contextualizar o estudo dos óxidos através da oficina temática “Óxidos: simulando a produção de chuva ácida”, visando possibilitar a compreensão dos alunos acerca deste problema ambiental. Os sujeitos da pesquisa foram alunos do 1ª e 3ª série do ensino médio de duas escolas públicas da rede estadual de ensino do Estado de Sergipe, um total de 48 alunos. Foram utilizadas estratégias de ensino diversificadas tais como: leitura e discussão de texto, experimentação, software educacional e jogo didático. Como instrumentos de coletas de dados foram utilizados a tempestade de ideias, questionamentos e observação. A análise dos dados coletados teve como referência a análise de conteúdo. Da observação dos resultados fica evidente que: oficina temática é uma boa estratégia metodológica de ensino para possibilitar a contextualização; necessidade de valorizar a atividade de leitura de textos científicos relacionados a ciências; os softwares educacionais e os jogos didáticos têm valor formativo porque supõem relação social e interação interpessoal. Assim, a oficina temática – “Simulando a produção de chuva ácida” – possibilitou a contextualização do estudo dos óxidos dando significado aos conceitos trabalhados e a compreensão dos alunos acerca deste problema ambiental e o papel de cada um no seu contexto social.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work