Oficina temática: “simulando a produção de chuva ácida” como um tema norteador para o estudo de óxidos
Palavras-chave:
Oficina temática, contextualização, chuva ácidaResumo
Este trabalho teve como objetivo contextualizar o estudo dos óxidos através da oficina temática “Óxidos: simulando a produção de chuva ácida”, visando possibilitar a compreensão dos alunos acerca deste problema ambiental. Os sujeitos da pesquisa foram alunos do 1ª e 3ª série do ensino médio de duas escolas públicas da rede estadual de ensino do Estado de Sergipe, um total de 48 alunos. Foram utilizadas estratégias de ensino diversificadas tais como: leitura e discussão de texto, experimentação, software educacional e jogo didático. Como instrumentos de coletas de dados foram utilizados a tempestade de ideias, questionamentos e observação. A análise dos dados coletados teve como referência a análise de conteúdo. Da observação dos resultados fica evidente que: oficina temática é uma boa estratégia metodológica de ensino para possibilitar a contextualização; necessidade de valorizar a atividade de leitura de textos científicos relacionados a ciências; os softwares educacionais e os jogos didáticos têm valor formativo porque supõem relação social e interação interpessoal. Assim, a oficina temática – “Simulando a produção de chuva ácida” – possibilitou a contextualização do estudo dos óxidos dando significado aos conceitos trabalhados e a compreensão dos alunos acerca deste problema ambiental e o papel de cada um no seu contexto social.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.