Concepções alternativas sobre gases de ingressantes do curso de Licenciatura em Química da UFS/Campus São Cristóvão
Palavras-chave:
concepções alternativas, gases, ensino de químicaResumo
O presente trabalho apresenta a identificação e compreensão das concepções alternativas sobre gases dos estudantes ingressantes do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Sergipe, Campus São Cristóvão. Os sujeitos da pesquisa são aluno do 2º período do curso. A coleta de dados ocorreu através da aplicação de questionários nos períodos letivos 2013/2 e 2014/2. As principais concepções alternativas sobre gases foram: gases são elementos químicos da família 18 da tabela periódica; gás é toda reação química que envolve formação de gás; a expansão do gás é consequência do aumento do tamanho das partículas; a densidade do gás varia com a pressão, além de representações equivocadas e insuficiência no raciocínio ao explicar o fenômeno sobre expansão térmuica do ar. Entre as concepções alternativas identificadas destaca-se a concepção “gases são elementos químicos” com 58% dos estudantes expressando uma confusão com os gases nobres. Essas concepções podem estar relacionadas ao significado químico das palavras como partículas, átomo, elemento, moléculas e substâncias, assim como, a forma que o conteúdo dos gases foi visto no ensino médio.Downloads
Publicado
2015-06-17
Como Citar
Silva, J. C., Lima, J. P. M., & Bergamaski, K. (2015). Concepções alternativas sobre gases de ingressantes do curso de Licenciatura em Química da UFS/Campus São Cristóvão. Scientia Plena, 11(6). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/2496
Edição
Seção
Escola de Verão em Educação Química e Seminário Integrador do PIBID/Química
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.