A Química da Maionese: um Tema Estruturador para o Ensino de Coloides
Palavras-chave:
Coloides, maionese, ensino médioResumo
A proposta central deste trabalho é apresentar alternativas dinâmicas para a construção de conceitos de coloides, a partir de procedimentos de ensino diversificados tendo como foco experimentos sobre a produção da maionese. O foco na experimentação se justifica como uma estratégia de se promover atividades como elaboração de hipóteses, análise de dados e obtenção de conclusões. O texto Valor Nutricional da Maionese norteou as ações desenvolvidas através da leitura interativa, análise e discussão dos parágrafos. Os resultados desta pesquisa nos permite concluir que: O tema funciona como organizador prévio, permitindo uma abordagem pedagógica condizente com o desenvolvimento cognitivo dos alunos facilitando a aprendizagem significativa. A realização de atividades experimentais e o trabalho com texto desenvolvem a reflexão e a negociação de significados e desperta o interesse pela Ciência, tornando os conteúdos químicos mais objetivos e significativos. Cabe ao professor a mediação do processo promovendo condições para a compreensão das atividades, visando construir relações conceituais que justifiquem o fenômeno que os alunos estão estudando, favorecendo a elaboração de seu próprio conhecimento, a partir de fatos, observações e análise. Como relação a nossa formação consolidou, a importância do papel mediador do professor e a necessidade de na nossa atuação docente sempre refletir, elaborar e utilizar estratégias diversificadas visando desenvolver a capacidade científica dos nossos futuros alunos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.