O estudo dos fenômenos térmicos-ambientais através da metodologia em espiral
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.074807Palavras-chave:
espiral, aquecimento global, sequência didáticaResumo
Este trabalho, utiliza a metodologia “ensino em espiral”, com a finalidade de levar os alunos a compreender a relação dos fenômenos físicos, térmicos e naturais: inversão térmica, efeito estufa, ilhas de calor e aquecimento global, abordando os conceitos de umidade, radiação infravermelha e pressão atmosférica. Para isso, utilizou-se aulas práticas com experiências de materiais de baixo custo, mapa conceitual e o LEGO. Nas aulas, aplicou-se uma sequência didática metodológica cujo objetivo foi incentivar a reflexão sobre os conceitos ambientais trabalhados, além disso, os estudantes foram submetidos a uma análise qualitativa e quantitativa por meio de redação, com intuito de comprovar a eficiência da proposta didática. Os dados foram obtidos na escola estadual de ensino médio Lourenço Galleti na cidade de Açailândia – MA. Portanto, verificou-se que os resultados dos alunos avaliados forma significativos com relação aos conceitos abordados. Ainda aplicou-se o método estatístico (ANOVA), através do qual foi possível avaliar o nível de compreensão dos estudantes entre as turmas do terceiro ano A e C envolvidas na pesquisa. Com esse método observou-se a disparidade entre os níveis de aprendizagem das duas turmas, a turma C apresentou resultados melhores significativamente do que a turma A. Dessa forma, conclui-se que a proposta se torna eficaz, desde que haja uma análise dos conhecimentos prévios e dos possíveis obstáculos epistemológicos de cada turma afim de obterem o mesmo rendimento com a intervenção docente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.