Estereótipos sobre a Química de alunos do ensino médio de uma escola pública do Estado de Sergipe
Palavras-chave:
Estereótipos, Química, Ensino MédioResumo
Este trabalho identificou os estereótipos sobre a Química apresentados por alunos do 1º e 3º anos do ensino médio. Os sujeitos da pesquisa são 48 alunos de uma escola da rede pública de ensino, da Zona Norte de Aracaju/SE. Os dados foram coletados através da aplicação de questionários no mês de dezembro de 2014. Observamos a associação da Química com a experimentação, como Ciência que estuda a matéria, com aplicações no cotidiano e de difícil compreensão. Sobre o perfil do químico apresentado pelos alunos observou-se que ele é um sujeito predominantemente do sexo masculino. Os alunos dos 1º e 3º anos apresentaram visões diferenciadas acerca do trabalho do químico. Para os alunos do 1º anos o trabalho é isolado. Para parte dos alunos da 3º ano o trabalho é desenvolvido de forma coletiva. A diferença entre as concepções de alunos de níveis escolares diferentes mostra a importância do papel da escola e do professor para a desconstrução da imagem estereotipada apresentada pelos alunos.Downloads
Publicado
2015-06-17
Como Citar
Rocha, J. A., & Lima, J. P. M. (2015). Estereótipos sobre a Química de alunos do ensino médio de uma escola pública do Estado de Sergipe. Scientia Plena, 11(6). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/2499
Edição
Seção
Escola de Verão em Educação Química e Seminário Integrador do PIBID/Química
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.