Energia Solar Fotovoltaica: Um tema gerador para o aprendizado de Física.
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.012719Keywords:
Ensino de FisicaAbstract
Este artigo apresenta uma metodologia para o ensino de Física no Ensino Médio. Foram feitos vários debates com os alunos a respeito do uso racional das fontes de energias renováveis e da preocupação com as mudanças climáticas que vem ocorrendo no planeta. Dentro deste enfoque, os alunos foram subsidiados com conceitos básicos da Física Moderna alinhados com atividades virtuais (simulações) e vídeos. No trabalho é feita uma abordagem sobre a energia solar e suas aplicações. Neste contexto são ministrados os conteúdos de física básica correlatos, como o efeito fotoelétrico. A metodologia foi aplicada em duas escolas de ensino médio da rede pública da cidade de Marabá, no estado do Pará. Foram feitas avaliações diagnósticas acerca do nível de compreensão do tema através da aplicação de questionários, e posteriormente, provas também foram realizadas. Os resultados obtidos através da metodologia utilizada se mostraram satisfatórios.nergia Solar Fotovoltaica: Um tema gerador para o aprendizado de Física.Downloads
Published
2017-01-13
How to Cite
Silva, J. A., Gomes, L. M., Junior, J. G. dos S., Leal, L. S., Chagas, M. L., & Gomes Junior, L. M. (2017). Energia Solar Fotovoltaica: Um tema gerador para o aprendizado de Física. Scientia Plena, 13(1). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.012719
Issue
Section
I Workshop sobre pesquisas na Amazônia e I encontro do MNPEF da Unifesspa
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work