Partícula em um Poço Infinito Suave
Palavras-chave:
Partícula em um Poço Infinito Suave, equação de Schrodinger, poço infinito suave, transformadas de DarbouxResumo
Neste trabalho foi considerada uma partícula em um poço de potencial infinito com o fundo suave. Para a busca de autofunções e autovalores do problema foi usado o método de transformadas de Darboux. Foi apresentado um conjunto ortonormal de autofunções. Foram discutidas as características principais da partícula no poço. Foram demonstradas propriedades importantes das soluções. Foi analisada a distribuição da densidade de probabilidade da localização da partícula. Foram indicadas as condições para busca das posições mais prováveis e menos prováveis da localização da partícula e apresentadas as equações transcendentais correspondentes. Foi proposto um método aproximado de determinação de posições correspondentes a extremos da densidade de probabilidade. Os valores esperados da posição e do momento foram calculados explicitamente. Para alguns estados de energia mais baixas são mostrados os gráficos da densidade de probabilidade em comparação com as densidades para a partícula do poço infinito retangular. Como um resultado adicional útil, foram apresentadas algumas integrais de combinações especiais de funções trigonométricas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.