Simulação tridimensional da dispersão de poluentes considerando o termo de assimetria e diferentes coeficientes de difusão
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.119911Palavras-chave:
dispersão de poluentes, fechamento não local, equação de advecção-difusãoResumo
O objetivo desse trabalho é avaliar a dispersão de poluentes na atmosfera, considerando a equação de advecção-difusão transiente tridimensional. O modelo, incluindo a difusão longitudinal e o fechamento não local da turbulência, é resolvido utilizando técnicas de transformadas integrais. Para a obtenção dos resultados e avaliação do modelo foram utilizados dados do experimento difusivo IIT Delhi para condições de vento fraco e duas parametrizações distintas para os coeficientes de difusão. O modelo simulou de forma satisfatória a concentração de poluentes quando comparado com os dados experimentais. O modelo apresentou melhor desempenho com os coeficientes de difusão que possuem maior informação da turbulência e considerado o termo de fechamento não local da turbulência.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Viliam Cardoso da Silveira, Daniela Buske, Régis Sperotto de Quadros, Jonas da Costa Carvalho, Glênio Aguiar Gonçalves, Guilherme Jahnecke Weymar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.