Estimativa do risco de câncer em órgãos e tecidos e de efeito hereditário em uma paciente e em uma médica após procedimento de cateterismo cardíaco
Resumo
Cateterismo cardíaco é uma prática muito comum que utiliza radiação X para gerar as imagensnecessárias das estruturas do paciente para diagnóstico de algumas doenças do coração. Durante oprocedimento, pacientes e médicos são expostos a radiação X por longos períodos de tempo, que podemser suficientes para causar lesões de pele e, até mesmo, aumentar o risco de aparecimento de efeitostardios da radiação, como o desenvolvimento de câncer ou o aparecimento de efeitos hereditários. Oobjetivo desse estudo foi estimar, para um exame de cateterismo cardíaco, utilizando método MonteCarlo, os coeficientes de conversão de doses equivalente e efetiva e as probabilidades de desenvolvimentode câncer e do aparecimento de efeitos hereditários tanto na paciente e quanto na médica. Considerandoapenas a realização de um procedimento, os riscos de desenvolvimento de câncer e de aparecimento deefeitos hereditários, como esperado, foram maiores para a paciente. Além disso, os resultadoscomprovaram que o aumento da diferença de potencial no tubo, já que gera um aumento da dose emórgãos e tecidos, aumenta os riscos associados ao procedimento, tanto de desenvolvimento de câncerquanto de aparecimento de efeito hereditário.
Palavras-chave
Cateterismo; dosimetria; Monte Carlo
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 Scientia Plena
Todo conteúdo deste periódico, salvo quando explicitado de forma diferente, está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.