Utilização de uma Câmara de Pequeno Volume em Tomógrafos Computadorizados
Palavras-chave:
tomografia computadorizada, objetos simuladores, dosimetria.Resumo
O avanço dos tomógrafos de múltiplos cortes tem tornado defasado o protocolo dosimétrico atualmente utilizado. Diante deste fato e de estudos recentes que mostram que, em relação a outros procedimentos radiológicos, a contribuição da tomografia computadorizada para a dose coletiva efetiva é grande, nota-se a necessidade da definição de novos procedimentos de medidas e também da utilização de novos detectores e objetos simuladores. Assim, este trabalho teve como objetivo testar a viabilidade de utilização de um dosímetro não usual uma vez que a câmara de ionização tipo lápis, utilizada há algumas décadas, está sendo considerada inadequada para as novas características dos feixes dos tomógrafos. Dessa forma, foram realizados testes em um objeto simulador de acrílico confeccionado localmente utilizando uma câmara de ionização de pequeno volume com comprimento ativo de 23 mm e uma câmara tipo lápis com 100 mm de comprimento ativo. Os objetos simuladores confeccionados localmente foram baseados no objeto simulador de tomografia computadorizada proposto pelas recomendações internacionais. A comparação dos resultados preliminares dos testes realizados com os dois tipos de dosímetros (câmaras de pequeno volume e tipo lápis) indica a viabilidade de utilização de dosímetros não específicos para realização de medidas em feixes de tomografia computadorizada.Downloads
Como Citar
Almeida, L. G., Maia, A. F., & Ferreira, C. C. (2011). Utilização de uma Câmara de Pequeno Volume em Tomógrafos Computadorizados. Scientia Plena, 5(11). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/744
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.