Uma proposta de UEPS para o ensino de densidade e pressão no ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.084816Palavras-chave:
Ensino de Física, Aprendizagem Significativa, UEPSResumo
O presente trabalho apresenta alguns resultados obtidos a partir da elaboração e aplicação de um produto educacional no âmbito do Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física – PPGPF, do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física – MNPEF, da Universidade Federal de Sergipe – UFS. O produto, que se trata de uma unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS), também denominada de sequência didática, tem como eixo norteador o ensino dos conceitos de densidade e pressão, buscando ser um material didático acessível ao professor, que valorize o aspecto inovador do processo de ensino e aprendizagem na contemporaneidade, e que tenha significado para o aprendiz. A pesquisa, de natureza qualitativa, trata-se de um estudo de caso acerca da elaboração e aplicação da UEPS em uma turma de 28 estudantes do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública da rede estadual, localizada no município de Lagarto, no estado de Sergipe. Da análise dos resultados, podemos concluir que a UEPS proporcionou aos estudantes uma predisposição a aprender e buscar o conhecimento de uma forma ativa, pois se percebeu neles uma evolução conceitual significativa acerca dos conceitos de densidade e pressão. Ainda assim, evidenciamos na aplicação desse produto educacional dificuldades dos estudantes em questões que necessitavam de conhecimentos matemáticos. Observamos que não existe uma sequência didática com sucesso integral para o ensino, mas existem possibilidades de materiais que têm o potencial de serem significativos, tendo por objetivo a promoção de processos de ensino que conduzam à aprendizagem significativa.
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