Níveis de conhecimento esperados dos alunos: uma ferramenta na análise de questões utilizadas na avaliação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS)
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.112713Palavras-chave:
Aprendizagem Significativa, Níveis de Conhecimento, Educação Matemática, razões trigonométricas.Resumo
Este artigo tem por objetivo identificar os resultados acerca da análise inicial e final de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), discutindo quais as questões que podem proporcionar a identificação das concepções prévias e da evolução conceitual acerca dos níveis de conhecimento esperados dos alunos. O referencial teórico utilizado foi o da Teoria da Aprendizagem Significativa de David P. Ausubel e dos níveis de conhecimento esperados dos alunos, de Robert. A pesquisa foi do tipo qualitativa, e utilizamos como metodologia um teste inicial para análise inicial dos conhecimentos prévios dos alunos e um teste final para análise da sua evolução conceitual. Concluímos que os Níveis de Conhecimento se tornaram uma importante ferramenta de sala de aula para construção e avaliação de uma UEPS, proporcionando um melhor direcionamento para o trabalho das situações e atividades utilizadas, o reconhecimento dos conhecimentos prévios e a evolução conceitual dos alunos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.