UNIREDE: uma proposta para o ensino público a distância no Brasil e as ações no Estado de Sergipe
Palavras-chave:
UniRede. Educação a Distância. Políticas públicas.Resumo
Este artigo descreve a experiência de implantação da política pública de educação a distância (EaD) doconsórcio UniRede em nível nacional e, em particular, no Estado de Sergipe, objetivando analisar asações provenientes deste programa e como este induz a novos rumos das políticas públicas de ensino àdistância. A UniRede é um consórcio de várias Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES), que temcomo finalidade, de acordo com o Termo de Adesão que a criou, “potencializar o acesso ao ensinopúblico universitário, bem como contribuir para o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagemnas áreas de Educação, Ciência, Tecnologia, Arte e Cultura, em todos os seus níveis e modalidadespraticadas nessas IPES”, por meio da oferta de cursos que abrangem os níveis de graduação, pósgraduação, extensão e educação continuada à distância. Acredita-se que a criação de consórcios nacionaisentre IPES, como o da UniRede, foco deste estudo, é um passo bem sucedido para a institucionalização eacessibilidade da EaD no país, tendo em vista que projetos como este sirvam de iniciativas aoestabelecimento de políticas públicas de fomento à EaD. Porém, durante o desenvolvimento deste estudo,percebeu-se a ausência de ações continuadas pela UniRede, seja em nível nacional ou regional, assimcomo da apresentação de resultados confiáveis sobre os programas implantados e desenvolvidos por esteconsórcio.Downloads
Como Citar
da Silva, A. P., Ribeiro, T. N., & Schneider, H. N. (2011). UNIREDE: uma proposta para o ensino público a distância no Brasil e as ações no Estado de Sergipe. Scientia Plena, 2(7). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/597
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.