Ativos intangíveis e criação de valor: análise da produção científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2021.271101

Palavras-chave:

Instituição de Ensino Superior, produção científica, economia do conhecimento

Resumo

Os ativos intangíveis são relevantes para a geração de valor organizacional nos diversos setores da economia. O objetivo desta pesquisa é analisar a produção científica sobre ativos intangíveis, destacando as suas contribuições para a criação de valor organizacional nas Instituições de Ensino Superior. Esta é uma pesquisa quantitativa e qualitativa, quanto à abordagem, e exploratória, quanto ao objetivo. Foram realizadas três buscas na base bibliográfica SCOPUS. Os resultados evidenciaram que todos os grupos de ativos intangíveis são fundamentais na criação de valor organizacional, e que as pesquisas na área vêm ganhando repercussão no ambiente científico ao longo do tempo. Percebeu-se que o setor educacional é pouco abordado nessas pesquisas, ao passo que o setor empresarial recebe maior atenção dos pesquisadores. Além disso, observou-se a existência de um núcleo de países/territórios mais produtivo, em relação à origem dessas publicações. Pesquisas demonstrando a atuação das Instituições de Ensino Superior no desenvolvimento científico e tecnológico podem contribuir para a criação de valor organizacional. A difusão do conhecimento, a criação de produtos ou oferta de serviços resultantes das suas atividades, além de fortalecer o valor da marca diante dos públicos estratégicos, apoia a tomada de decisão em relação aos investimentos em ciência, tecnologia e inovação.

Biografia do Autor

Liária Nunes-Silva, Instituto Federal do Piauí - IFPI

Professora e Pesquisadora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI);Graduação em administração;Especialização em Gestão Empresarial;Especialização em Marketing e Gestão Estratégica;Mestra e Doutora em Ciências da Propriedade Intelectual (UFS);Pesquisadora do Laboratório de Pesquisa do Conhecimento Cognitivo Humano (LADEC).

Alan Malacarne, Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Graduado em Educação Física; Mestre em Ciência da Propriedade Intelectual (UFS); Doutoranda em Ciências da Propriedade Intelectual (UFS); Pesquisador do Laboratório de Pesquisa do Conhecimento Cognitivo Humano (LADEC).

Robelius De-Bortoli, Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Professor e Pesquisador da Universidade Federal de Sergipe (UFS);Graduado em Educação Física;Especialista em Administração e Marketing de Futebol;Doutor em Ciências da Atividade Física - UNILEON;Pós-doutorado pela Universidade da Costa Rica;Pesquisador do Laboratório de Pesquisa do Conhecimento Cognitivo Humano (LADEC).

Downloads

Publicado

2021-12-11

Como Citar

Nunes-Silva, L., Malacarne, A., & De-Bortoli, R. (2021). Ativos intangíveis e criação de valor: análise da produção científica . Scientia Plena, 17(11). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2021.271101

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)