Análise de uma proposta de atividade para o ensino médio sob a ótica dos aspectos emocionais no processo de ensino e aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.049908Palavras-chave:
Ensino Médio, Matemática, Teoria dos GrafosResumo
Neste trabalho, apresenta-se uma proposta de atividade para a inserção da Teoria dos Grafos no Ensino Médio através de uma ferramenta computacional de aprendizagem. No Ensino de Matemática, a utilização de recursos, sobretudo digitais, como os softwares e os objetos de aprendizagem, representa a possibilidade de aprender Matemática de forma reflexiva, construtiva e autônoma. Oportunizar ao estudante do Ensino Médio a possibilidade de desenvolver habilidades importantes, tais como explorar, analisar, e modelar problemas do cotidiano, através da Teoria dos Grafos, pode proporcionar ao estudante a aptidão necessária para participar efetivamente deste mundo moderno onde é cada vez mais valorizado o conhecimento tecnológico. Diante disso os jovens estariam mais preparados e seguros para lidar com as situações do mundo, estariam tendo sua autoestima aprimorada na escola, além de desenvolver os aspectos cognitivos estariam desenvolvendo seus aspectos emocionais em relação a si mesmos o que os torna cada vez mais capazes de reagir e lidar com situações reais apresentadas diariamente. Formar cidadãos com consciência de si e de seu papel no mundo, promover mudanças, auxiliar na tomada de decisão, refletir e questionar contribui de forma positiva para um ensino de melhor qualidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.