Gerenciamento de semáforos e análise do impacto da dispersão de poluentes utilizando o simulador SUMO
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2015.081333Palavras-chave:
Algoritmos Genéticos, Dispersão de Poluentes e SUMO.Resumo
Na atualidade, a mobilidade urbana e a qualidade do ar são assuntos de destaque, devido ao tráfego intenso de veículos e a emissão de poluentes dissipada na atmosfera. Na literatura, foi proposto um modelo de controle otimizado de semáforo utilizando Algoritmos Genéticos (AG). Estes algoritmos foram introduzidos neste contexto de controle de trânsito, buscando possíveis soluções para a problemática de semáforos nos grandes centros urbanos. A análise da dispersão de poluentes torna-se um aspecto importante de ser estudado e avaliado, para que soluções viáveis sejam implantadas visando a melhoria do tráfego urbano e da qualidade do ar. Assim, este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um Algoritmo Genético (AG) capaz de auxiliar no gerenciamento de semáforos do centro da cidade de Rio Grande/RS e analisar, a partir de cenários simulados no simulador SUMO (Simulation of Urban Mobility), o impacto da dispersão de poluentes nesta área.Referências
1. Born, M. B.; Adamatti, D. F. Um Experimento sobre Dispersão de Poluentes para a Cidade de Rio Grande/RS utilizando o Simulador SUMO. In: IV Simpósio de Tecnologia da Informação do Noroeste Do RS, 2013, Cruz Alta/RS.
2. Turky, M.; Ahmad, S.; Yusoff, M. The Use of Genetic Algorithm for Traffic Light and Pedestrian Crossing Control. International Journal of Computer Science and Network Security, [S.l.], v.9, n.2, February 2009.
3. Nunes, G. Estudo e análise da Dispersão de Poluentes: um estudo de caso para a cidade de Rio Grande/RS. 2013. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional) — Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande/RS.
4. Silva, E.; Manfredini, V. Aplicação de Conceitos da Inteligência Artificial no Controle de Tráfego Rodoviário. In: 2010, São Paulo/SP. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação)... [S.l.: s.n.], 2010.
5. Heinen, M.; Sá, C.; Silveira, F.; Cesconetto, C.; Sohn, G. Controle Inteligente de Semáforos Utilizando Redes Neurais Artificiais com Funções de Base Radial. In: 2013, Frederico Westphalen/RS. Anais... [S.l.: s.n.], 2013. n.1, p.38–45.
6. Retore, P.; Santos, R.; Marietto, M.; Sá, C. Sistemas Multi-Agentes Reativos Modelando o Controle de Tráfego Urbano. In: 2006, Uruguaiana/RS. Anais... [S.l.: s.n.], 2006. v.30, n.58.
7. Melo, F. B. Proposição de Medidas Favorecedoras à Acessibilidade e Mobilidade de Pedestres em áreas Urbanas. Estudo de Caso: O Centro de Fortaleza. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) — Universidade Federal do Ceará, Fortaleza/CE.
8. Nunes, G. Estudo e análise da Dispersão de Poluentes: um estudo de caso para a cidade de Rio Grande/RS. 2013. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional) — Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande/RS.
9. Aguiar, M. S. Análise Formal da Complexidade de Algoritmos Genéticos. 1998. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) — PPGC/UFRGS, Porto Alegre/RS.
10. Goldberg, D. Genetic algorithms in search, optimization, and machine learning. [S.l.]: Addison-Wesley, 1989. (Artificial Intelligence).
11. Linden, R. Algoritmos Genéticos. 2a.ed. [S.l.]: Brasport, 2008.
12. Krajzewicz, D.; Erdmann, J.; Behrisch, M.; Bieker, L. Recent Development and Applications of SUMO - Simulation of Urban MObility. International Journal On Advances in Systems and Measurements, [S.l.], v.3-4, n.5, p.128–138, 2012.
2. Turky, M.; Ahmad, S.; Yusoff, M. The Use of Genetic Algorithm for Traffic Light and Pedestrian Crossing Control. International Journal of Computer Science and Network Security, [S.l.], v.9, n.2, February 2009.
3. Nunes, G. Estudo e análise da Dispersão de Poluentes: um estudo de caso para a cidade de Rio Grande/RS. 2013. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional) — Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande/RS.
4. Silva, E.; Manfredini, V. Aplicação de Conceitos da Inteligência Artificial no Controle de Tráfego Rodoviário. In: 2010, São Paulo/SP. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação)... [S.l.: s.n.], 2010.
5. Heinen, M.; Sá, C.; Silveira, F.; Cesconetto, C.; Sohn, G. Controle Inteligente de Semáforos Utilizando Redes Neurais Artificiais com Funções de Base Radial. In: 2013, Frederico Westphalen/RS. Anais... [S.l.: s.n.], 2013. n.1, p.38–45.
6. Retore, P.; Santos, R.; Marietto, M.; Sá, C. Sistemas Multi-Agentes Reativos Modelando o Controle de Tráfego Urbano. In: 2006, Uruguaiana/RS. Anais... [S.l.: s.n.], 2006. v.30, n.58.
7. Melo, F. B. Proposição de Medidas Favorecedoras à Acessibilidade e Mobilidade de Pedestres em áreas Urbanas. Estudo de Caso: O Centro de Fortaleza. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) — Universidade Federal do Ceará, Fortaleza/CE.
8. Nunes, G. Estudo e análise da Dispersão de Poluentes: um estudo de caso para a cidade de Rio Grande/RS. 2013. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional) — Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande/RS.
9. Aguiar, M. S. Análise Formal da Complexidade de Algoritmos Genéticos. 1998. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) — PPGC/UFRGS, Porto Alegre/RS.
10. Goldberg, D. Genetic algorithms in search, optimization, and machine learning. [S.l.]: Addison-Wesley, 1989. (Artificial Intelligence).
11. Linden, R. Algoritmos Genéticos. 2a.ed. [S.l.]: Brasport, 2008.
12. Krajzewicz, D.; Erdmann, J.; Behrisch, M.; Bieker, L. Recent Development and Applications of SUMO - Simulation of Urban MObility. International Journal On Advances in Systems and Measurements, [S.l.], v.3-4, n.5, p.128–138, 2012.
Downloads
Publicado
2015-08-31
Como Citar
Born, M. B., Adamatti, D. F., & de Aguiar, M. S. (2015). Gerenciamento de semáforos e análise do impacto da dispersão de poluentes utilizando o simulador SUMO. Scientia Plena, 11(8). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2015.081333
Edição
Seção
VI Conferência Sul em Modelagem Computacional
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.