Análise de uma proposta de atividade para o ensino médio sob a ótica dos aspectos emocionais no processo de ensino e aprendizagem

Authors

  • Maria Elenice Schroeder de Sena Universidade Federal do Rio Grande-FURG
  • Diana Francisca Adamatti PPGMC / FURG
  • Catia Maria Machado PPGMC / FURG

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.049908

Keywords:

Ensino Médio, Matemática, Teoria dos Grafos

Abstract

Neste trabalho, apresenta-se uma proposta de atividade para a inserção da Teoria dos Grafos no Ensino Médio através de uma ferramenta computacional de aprendizagem. No Ensino de Matemática, a utilização de recursos, sobretudo digitais, como os softwares e os objetos de aprendizagem, representa a possibilidade de aprender Matemática de forma reflexiva, construtiva e autônoma. Oportunizar ao estudante do Ensino Médio a possibilidade de desenvolver habilidades importantes, tais como explorar, analisar, e modelar problemas do cotidiano, através da Teoria dos Grafos, pode proporcionar ao estudante a aptidão necessária para participar efetivamente deste mundo moderno onde é cada vez mais valorizado o conhecimento tecnológico. Diante disso os jovens estariam mais preparados e seguros para lidar com as situações do mundo, estariam tendo sua autoestima aprimorada na escola, além de desenvolver os aspectos cognitivos estariam desenvolvendo seus aspectos emocionais em relação a si mesmos o que os torna cada vez mais capazes de reagir e lidar com situações reais apresentadas diariamente. Formar cidadãos com consciência de si e de seu papel no mundo, promover mudanças, auxiliar na tomada de decisão, refletir e questionar contribui de forma positiva para um ensino de melhor qualidade.

Published

2017-07-26

How to Cite

Schroeder de Sena, M. E., Adamatti, D. F., & Machado, C. M. (2017). Análise de uma proposta de atividade para o ensino médio sob a ótica dos aspectos emocionais no processo de ensino e aprendizagem. Scientia Plena, 13(4). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.049908

Issue

Section

VII Conferência Sul em Modelagem Computacional