Estereótipos sobre a Química de alunos do ensino médio de uma escola pública do Estado de Sergipe

Autores

  • Jennyfer Alves Rocha Universidade Federal de Sergipe
  • João Paulo Mendonça Lima Departamento de Química - Ensino de Química

Palavras-chave:

Estereótipos, Química, Ensino Médio

Resumo

Este trabalho identificou os estereótipos sobre a Química apresentados por alunos do 1º e 3º anos do ensino médio. Os sujeitos da pesquisa são 48 alunos de uma escola da rede pública de ensino, da Zona Norte de Aracaju/SE. Os dados foram coletados através da aplicação de questionários no mês de dezembro de 2014. Observamos a associação da Química com a experimentação, como Ciência que estuda a matéria, com aplicações no cotidiano e de difícil compreensão. Sobre o perfil do químico apresentado pelos alunos observou-se que ele é um sujeito predominantemente do sexo masculino. Os alunos dos 1º e 3º anos apresentaram visões diferenciadas acerca do trabalho do químico. Para os alunos do 1º anos o trabalho é isolado. Para parte dos alunos da 3º ano o trabalho é desenvolvido de forma coletiva.  A diferença entre as concepções de alunos de níveis escolares diferentes mostra a importância do papel da escola e do professor para a desconstrução da imagem estereotipada apresentada pelos alunos.

Biografia do Autor

Jennyfer Alves Rocha, Universidade Federal de Sergipe

Departamento de Química - Ensino de Química

João Paulo Mendonça Lima, Departamento de Química - Ensino de Química

Departamento de Química - Ensino de Química

Downloads

Publicado

2015-06-17

Como Citar

Rocha, J. A., & Lima, J. P. M. (2015). Estereótipos sobre a Química de alunos do ensino médio de uma escola pública do Estado de Sergipe. Scientia Plena, 11(6). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/2499

Edição

Seção

Escola de Verão em Educação Química e Seminário Integrador do PIBID/Química

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>