Uma abordagem metodológica do ensino sobre Energia Eólica no Ensino Médio

Autores

  • Francisco Aldene dos Santos
  • Luiz Moreira Gomes Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)/ Professor
  • José Gidauto dos Santos Lima Júnior
  • Rodrigo do Monte Gester
  • Luiz M. Gomes Jr.

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.012718

Palavras-chave:

energia eólica, experimentos reais e virtuais, ensino de física

Resumo

Este artigo trata do ensino aprendizagem de Física no Ensino Médio, utilizando a energia eólica como tema gerador. É feita uma discussão visando conscientizar os alunos sobre a mudança climática e o uso sustentável das fontes de energias renováveis. O tema da energia eólica no contexto das fontes de energias renováveis foi abordado em duas escolas do ensino médio na cidade de Marabá, estado do Pará, onde foram ministradas aulas expositivas e realizados experimentos reais e virtuais envolvendo o assunto em questão. Foram feitas avaliações buscando mensurar o nível de compreensão do tema por parte dos discentes com resultados bastante significativos.

 

Palavras-chave: energia eólica, experimentos reais e virtuais, ensino de física.

Downloads

Publicado

2017-01-13

Como Citar

dos Santos, F. A., Gomes, L. M., Júnior, J. G. dos S. L., Gester, R. do M., & Gomes Jr., L. M. (2017). Uma abordagem metodológica do ensino sobre Energia Eólica no Ensino Médio. Scientia Plena, 13(1). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.012718

Edição

Seção

I Workshop sobre pesquisas na Amazônia e I encontro do MNPEF da Unifesspa