O uso da modelagem representacional do sistema digestório e respiratório no ensino de ciências como ferramenta pedagógica: perspectiva para uma aprendizagem significativa no ensino fundamental

Autores

  • Paulo Weslem Portal Gomes Universidade do Estado do Pará
  • Julielson e Silva Modesto Universidade do Estado do Pará
  • Paulo Wender Portal Gomes Universidade Federal do Pará
  • Ronilson Freitas de Souza Universidade do Estado do Pará
  • Alcindo da Silva Martins Junior Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.069924

Palavras-chave:

Aprendizagem significativa, Ensino de ciências, Modelagem representacional

Resumo

A modelagem como ferramenta didática tem por finalidade proporcionar a aprendizagem significativa e prazerosa. Assim, este trabalho objetivou o ensino do sistema digestório e respiratório por meio da modelagem representacional no intuito de colaborar com a aprendizagem dos discentes. O trabalho foi realizado no dia 8 de abril de 2015, com a turma de 8º ano, em uma escola pública municipal de Salvaterra, arquipélago do Marajó, Pará. No primeiro momento, foi aplicado um questionário acerca do conhecimento da turma sobre modelagem, na qual 94% disseram não ter conhecimento. Com isso, foi feita breve introdução do assunto a ser abordado, logo após a turma foi dividida em duas equipes (A e B), em que fizeram a montagem dos modelos a partir das peças (cada peça representando um órgão) que lhe foram repassadas. Além disso, foi feita dinâmica de perguntas diretas sobre o assunto aos grupos, onde a equipe. A ganhou com maior número de acertos. As questões foram discutidas com o intento de não haver dúvidas. Ao final, foram aplicados dois questionários, um sobre a importância da modelagem na disciplina de ciências e outro sobre um conceito avaliativo do trabalho, 96% e 60% foi de resultados positivos, respectivamente. A maioria dos discentes conseguiram compreender as informações oferecidas por meio do recurso pedagógico aplicado, pois as equipes não tiveram dificuldades para montar os modelos, o que quebra os paradigmas de sala de aula e enaltece o uso da modelagem representacional no ensino de ciências para uma aprendizagem significativa.

Biografia do Autor

Paulo Weslem Portal Gomes, Universidade do Estado do Pará

CV: http://lattes.cnpq.br/1958787377667016

Julielson e Silva Modesto, Universidade do Estado do Pará

CV: http://lattes.cnpq.br/3040612549429038

Paulo Wender Portal Gomes, Universidade Federal do Pará

CV: http://lattes.cnpq.br/6102293278640224

Ronilson Freitas de Souza, Universidade do Estado do Pará

CV: http://lattes.cnpq.br/0747461930362318

Alcindo da Silva Martins Junior, Universidade do Estado do Pará

CV: http://lattes.cnpq.br/0576951355559959

Downloads

Publicado

2016-05-27

Edição

Seção

Jornada de TCC do Campus XIX/UEPA