O uso de plantas em quintais urbanos no bairro da Francilândia no município de Abaetetuba, PA
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.069909Palavras-chave:
categorias de uso, etnoespécies, valor cultural.Resumo
O trabalho tem por objetivo registrar a ocorrência de plantas nos quintais urbanos no bairro da Francilândia município de Abaetetuba, Pará analisando as categorias de uso dos vegetais e o valor de saliência cultural. Foram realizadas 40 entrevistas dialogadas direcionadas por questionários semiestruturados partindo de dois informantes principais utilizando-se o método de bola de neve. A identificação das espécies foi realizada por meio de comparação com exsicatas do Herbário Virtual da Flora e dos Fungos, além do uso de literaturas especializadas. Foi adotada a técnica de listagem livre com intuito utilizar o índice de saliência cultural para ranquear as espécies mais importantes. Foi possível identificar que este bairro tem sua composição dividida entre pessoas que são nativas do município que representam 35 %, e pessoas que são das ilhas de Abaetetuba representado 32,5 %, e todos os informantes denominaram a área que cerca sua casa de quintal. Registrou-se 85 espécies divididas nas categorias alimentícias, medicinais, ornamentais, místico, higiene, ambiência, onde a categoria mais representativa foi a alimentícia com 42 citações (46,7 %), a espécie mais citada e com maior índice de saliência foi o açaí com 23 citações e 0,48 respectivamente. A importância dos quintais urbanos para a população é evidente, pois em muitos casos é de onde se retira uma fonte de renda, moradia para os filhos e além de ser o ambiente mais agradável da casa. Tais fatos indicam a relevância dos quintais, estes devem ser preservados para assim se manter o conhecimento acerca do uso de plantas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.