Considerações acerca dos conceitos de condutores, isolantes e semicondutores nos livros de Ensino Médio sob um olhar da teoria de bandas de energia

Evandro de Sousa Correia, Jeânderson de Melo Dantas, José Elisandro de Andrade

Resumo


Este artigo apresenta uma discussão sobre os conceitos de condutor, isolante e semicondutor no Ensino Médio, considerando a teoria de Bandas de Energia na caracterização e distinção entre esses conceitos. Para isso, realizou-se um estudo bibliográfico acerca do tema e fez-se uma análise de alguns livros didáticos utilizados atualmente no Ensino Médio de acordo com o Programa Nacional do Livro Didático de 2015 (PNLD 2015). Dessa forma, percebeu-se que a maioria dos livros analisados não faz uma abordagem do ponto de vista da Física Quântica para explicação desses conceitos, o que motiva a uma reestruturação dos livros de Física no Ensino Médio.    


Palavras-chave


Condutores e isolantes; Semicondutores; Livro didático

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.012716

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Evandro de Sousa Correia, Jeânderson de Melo Dantas, José Elisandro de Andrade

Licença Creative Commons
Todo conteúdo deste periódico, salvo quando explicitado de forma diferente, está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.